terça-feira, 1 de dezembro de 2009

E o que eles pensam do Brasil?

Brasileiros em geral são super curiosos sobre a opinião das pessoas de outros países sobre o Brasil. Eu admito que também sou. A resposta, na maioria das vezes, recai no clássico “praia, mulher e futebol”. Mas sera que é só isso que eles pensam sobre a nossa terra brasilis? Este blog vai começar a abordar esse assunto a partir de agora. Como a Austrália é um caldeirão multicultural, não vou entrevistar somente australianos, mas também, pessoas do mundo afora que vieram morar aqui no país dos cangurus.

Para os australianos, vou perguntar o que eles pensam do Brasil. Para as outras nacionalidades, vou fazer essa mesma pergunta e também vou perguntar como e por que eles vieram morar na Austrália. Posso perguntar para qualquer pessoa – na rua, no trabalho, amigos. Vamos ver o que vem pela frente.

Meus primeiros entrevistados são duas pessoas que trabalham comigo: Saurav, da Índia, e Lukasz, da Polônia.

Saurav Kataria, 25 anos, indiano, mora há 6 anos na Austrália e já tem cidadania australiana. Engenheiro e consultor da Accenture.

Estamos trabalhando juntos em um projeto, e ele senta perto de mim no trabalho. Ele se formou em Engenharia na Queensland University of Technology, uma das melhores universidades de Brisbane (a mesma que estudei) e é um cara muito gente boa, simpático e sorridente. De cara gostei dele. Apesar de bem jovem, Saurav mora na Austrália há seis anos. Ele veio morar aqui porque uma parte de sua família já morava na Austrália, e também porque estudar aqui é mais barato do que nos EUA e Inglaterra. E, segundo Saurav, na Austrália tem muito mais oportunidades de trabalho do que nesses outros países.

Saurav diz que os indianos de classe média - seus amigos - só falam em querer sair do país. Todos querem morar fora e vivenciar outra cultura. Perguntei o porquê disso, e ele só me respondeu: "não sei, sempre foi assim". Então tá.

Ele tem a idéia que brasileiros amam muita festa, que as praias do país são maravilhosas – assim como as mulheres brasileiras -, e que o país tem uma economia crescente como a da Índia. Ah, e claro, quando ele pensa em Brasil, ele lembra de futebol. E ele acha que os australianos amam as mulheres brasileiras, então mulher que vem pra cá "se dá bem". Hummm - espero que isso seja um elogio rsrs.

Ele não acha que há preconceito contra brasileiros na Austrália, mas ele diz que as pessoas que vem morar aqui precisam se esforçar e falar a língua, se não vão ter problemas sim, mas ele não chama isso de preconceito. "Todo mundo que muda de país e vem morar na Austrália tem que entender que se começa “de baixo”, com “small jobs” como garçonete, faxineiro, barman, e que demora um tempo até a pessoa conseguir subir na vida. Isso é normal, e se torna ainda mais difícil para as pessoas que vem de países de outras línguas que não o inglês", diz Saurav. Ele comparou brasileiros na Austrália com mexicanos nos Estados Unidos, mas se a pessoa que vem consegue dominar o inglês e tem uma boa formação, não é difícil progredir na Austrália. Ele diz que é muito importante ter paciência.

Lukasz Konopka, 30 anos, polonês, mora há 2 anos e 8 meses na Austrália. Também consultor da Accenture.

Lukasz também trabalha perto de mim, mas ele tem uma personalidade diferente de Saurav: é mais quieto e reservado. Ele veio morar aqui na Austrália com a namorada, também polonesa. Lukasz vai ser papai em breve e terá seu filho aqui, Down Under. Ele veio para a Austrália por razões profissionais: ele é fera no sistema SAP, e um diretor da Accenture o convidou para trabalhar em um projeto na Austrália. Ele disse que a proposta veio em uma ótima hora pois ele estava de saco cheio da Europa e queria mesmo se mudar. “Por que não Austrália?”, pensou ele. E veio. Ele gosta muito daqui, mas reclama de uma coisa: é quente demais! Para um polonês acostumado com frio e neve, é uma mudança e tanto... semana passada fez 38 graus em Brisbane (as vezes acho que aqui é até mais quente que no Rio).

Apesar de gostar muito da Austrália, ele não pensa em ficar aqui pra sempre pois sente muita falta de seus pais e de sua família, mais ainda agora que está construindo a sua. Mas ele acha difícil retornar para a Polônia, um país do leste europeu que tem poucos empregos, muita gente e baixos salários. Talvez outro país da Europa, quem sabe.

Ele não conhecia nenhum brasileiro antes de me conhecer, e por isso ele não tem uma opinião formada sobre o país. Na Polônia não se fala muito sobre o Brasil. O que vem à cabeça dele quando ele pensa no nosso país é: futebol, a camisa verde-amarela e as ondas que as pessoas fazem nas arquibancadas (ola). E só.


Lukasz e Saurav

7 comentários:

Tritone disse...

Nunca entendi esta curiosidade que vocês têm, e a paranóia que todo mundo esta falando mal de Brasil. Acho que isso é um complexo psicológico.

A verdade é que o Brasil é um país pouco conhecido; quase ninguém no mundo sabe muito sobre brasil, ou sequer tem pensado no país em sua vida inteira. Por isso a maioria não tem opinião alguma e muito menos preconceito contra brasileiros.

Se algum lhe perguntasse, "O que você acha sobre Cazaquistão", o que você diria? ..



...então

Verinha disse...

Oi Tritone,

Legal vc acessar o blog, mas mais legal ainda eh vc colocar um comentario aqui.

Na verdade quando eu faco as perguntas para as pessoas a intencao nao eh saber se eles andam falando mal dos brasileiros - ateh pq acho que a maioria nao acha isso. Isso eh quase uma brincadeira, como disse no post, uma curiosidade que nos brasileiros muitas vezes temos (talvez vc tenha tocado em um bom ponto, serah que temos mesmo um "complexo psicologico"?). E como o blog eh em portugues e destinado a brasileiros, pq nao perguntar, nao eh? Vamos ver no que dah. Se realmente ficar chato e as pessoas nao souberem responder muita coisa, eu paro. Mas se comecar a ficar interessante, pq nao continuar? Eu gosto de experimentar, e esse eh um experimento. Um teste apenas, sem nenhuma pretensao.

Mas daih a comparar Cazaquistao com Brasil, desculpe mas acho que vc forcou um pouco a barra. Ateh pelo momento que o Brasil estah passando (nao sei se vc sabe, mas vamos sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpiadas de 2016), por ser uma economia emergente (vc jah ouviu falar em BRIC?), e pela quantidade ENORME de brasileiros que vivem em Brisbane, acho sim que o pais estah ficando cada vez mais conhecido. Mais um motivo para esse experimento.

Mas jah que vc perguntou: o Cazaquistao me lembra comunismo, russia, Borat, e nao sei por que, ovelhas.

Abracos e continue aparecendo por aqui, gostei muito da sua opiniao e acho que ela faz sentido sim...

Unknown disse...

ola, bacana seu blog! soube dele atraves da comunidade do orkut "aussileiros"

eu falo ingles com sotaque bem carregado e mesmo assim poucas pessoas do meu trabalho tiveram a curiosidade de perguntar da onde eu era..

abs

Fabio Silveira disse...

Ola' Verinha!

Cheguei ao seu blog, pois estou pesquisando justamente a opniao dos extrangeiros sobre nosso Brasil.

Nao tenho muitos conhecidos extrangeiros, na verdade o unico que conversei a respeito da imagem do Brasil, foi um alemao que trocavamos mensagens atraves de uma rede de estudantes de ingles.

Segundo ele, nao conhecia muito a respeito do Brasil, sabia a respeito do fubetol, da alegria e animacao do povo, das praias e das belezas naturais. Segundo ele, o suficiente pra ter uma imensa vontade de conhecer o Brasil. Porem ainda tem certo receio da violencia existente aqui.
Infelizmente, ele tambem lembrava-se de escandalos de corrupcao.

Nas pesquisas, tambem encontrei uma materia interessante, sobre uma pesquisa que o Luiz Gonzaga Godoi Trigo fez a respeito do assunto.
Vale a pena conferir (http://eptv.globo.com/rotasetrilhas/interna.asp?idnoticia=304)

Grande abraço.

Unknown disse...

Olá Verinha!! adorei seu blog, encontrei fazendo uma pesquisa na net sobre a Austrália, estou indo morar em Sidney em julho do ano que vem e estou lendo tudo o possível sobre o pais. achei super legal suas entrevistas com pessoas de diversas etnias. Abraços
Bê - Salvador Ba

bruno g disse...

australia ou canadá para intercambio!?

Anônimo disse...

o cazaquistao tb me lembra ovelhas. é super interessante pensar sobre isso, q de certa forma me faz rir...eu acha as ovelhas lindas... ps: meu comentario é idiota mais eu precisava dizer isso... ;-) . sou luana