quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Casamentos na Australia

Eu trabalhei quase um ano como atendente da área de eventos do hotel Marriott aqui em Brisbane (aliás, tive quase 20 empregos part-time enquanto estava estudando aqui: só de garçonete foram vários, atendente de eventos, administrativo de um escritório pequeno... mas depois eu conto isso). Nesse tempo tive a oportunidade de trabalhar em muitas festas de casamento australianas. E elas são bem diferentes das nossas.

Primeiro, por que é um evento muito mais “teatral”, orquestrado; já se começa pelas mesas. Todo mundo tem lugar marcado: quando o convidado chega, ele vê um mapa do salão na porta, e cabe ao convidado entao procurar a sua cadeira e mesa. No Brasil – que eu saiba - isso só é feito para os padrinhos e pais dos noivos. Todo mundo senta, e lá pelas tantas o mestre de cerimônias avisa que os padrinhos e as madrinhas vão entrar. Entra casal por casal: geralmente são três de cada lado (três homens e três mulheres). Vale destacar que as madrinhas se vestem com a mesma roupa, é tradição.

Logo após a entrada dos padrinhos e madrinhas, finalmente, a entrada magistral do casal. Todo mundo se vira pra olhar: lembre-se que todos estão sentadinhos bonitinhos na mesa – não é como no Brasil onde todo mundo já estaria bebum dançando todas. Não, não, antes da pista ser “aberta”, ainda tem muita água pra rolar.

Ah, muito importante. O mestre de cerimônias não é uma pessoa qualquer contratada não: ele deve ser um amigo ou algum parente engraçadinho e que goste de um holofote. Por que é o mestre de cerimônia (aqui eles chamam de MC) que vai coordenar toda a agenda da festa – o que não é nada fácil. Ele deve ser convidado com antecedência e se preparar para esse difícil papel.

Os padrinhos, madrinhas e noivos sentam em uma mesa diferente: em apenas um lado de uma mesa comprida retangular, e de frente para os convidados. Jah as mesas redondas dos convidados estão organizadas de forma que todos eles vejam os noivos o tempo todo. Sim, por que todos querem ver as reações dos noivos durante os discursos que estão por vir. Discursos? Pois é, discursos, vários discursos - pra mim eles são a maior diferença entre o casamento na Austrália e Brasil. E eles demoram um tempão pra acabar.

Eu não lembrava qual era a ordem dos discursos, mas encontrei aqui nesse site.

Traditionally, the bride's father's is first to make a speech followed by the groom's father, the groom and lastly, the best man speech. It is also common for the best man or groomsmen to read messages or telegrams. Invited guests may also make a speech.


These days, tradition need not to be followed. In many weddings, speeches are made by both parents of the bride and groom, typically the father of the bride, then the mother of the bride followed by the father of the groom and then the mother of the groom.


It is also common for the bride to make a speech. Bridesmaids are also welcome to make a speech.

Não sei se já falei isso alguma vez aqui no blog, mas australiano tem mania de fazer piadinha. TU-DO tem uma piadinha no meio, em qualquer situação – qualquer mesmo, o tempo todo: reuniões de trabalho, de família, com pessoas que você acaba de conhecer, em programas de TV e entrevistas (até em jornal tipo Jornal Nacional é comum o casal fazer alguma piadinha depois de certas notícias). Eles adoram. E em discurso de casamento não é diferente: eles contam as histórias dos noivos quando solteiros, o que acontecia, os micos, e eles também falam sobre a personalidade de cada um.

Eu já vi discurso de tudo quanto é tipo: monótono, curto (uma vez um pai de alguém falou só uma frase, que era uma piadinha dessas... eu não lembro o que era, mas deve ter sido muito engraçado pois as pessoas rolaram de rir), discurso muito engraçado, ou sem graça tentando ser engraçado, chato... tem de tudo. Eu tenho uma opinião um pouco dúbia sobre esses discursos. Eu acho legal as pessoas lembrarem dos momentos de solteirice dos noivos, da personalidade de cada um, ou até mesmo do tempo que eles namoravam. Aproxima as pessoas e constrói uma história que culmina naquele momento do casório. Mas por outro lado, como boa brasileira, eu gosto é de festa, e às vezes acho que esses discursos tomam tempo demais que poderiam ser melhor aproveitados.

Depois dos discursos chega a hora de cortar o bolo (alias, eu tenho até vergonha de contar essa parte, pois eu esqueci de cortar o bolo no meu casamento - talvez se tivesse os tais discursos isso não teria acontecido rsrs). Mais uma vez, o MC avisa e fica todo mundo olhando. Nessa hora vários convidados vão até lá, perto do bolo, e tiram fotos com suas próprias máquinas. Depois de tudo isso, chega a hora da valsa dos noivos e, finalmente, festa!


Muriel`s Wedding: um dos 'casamentos' mais famosos da Austrália.

Resumindo, essa é a agenda do casamento:

• Convidados chegam para drinks (geralmente fora do salão, estilo coquetel)
• Convidados se sentam
• Mestre de Cerimônia introduz madrinhas, padrinhos e casal, se apresenta e diz bem-vindo aos convidados
• Jantar é servido (pode ser bufê ou servido a mesa)
• Discursos
• Cortar o bolo
• Valsa dos noivos
• Dança
• Noiva joga buquê
• Despedida

Ah, e esqueci de comentar uma coisa. Geralmente as cerimônias de casamento aqui começam cedo (pros padrões brasileiros): umas 17hrs, e a festa vai das 19hrs a 1 da manhã, no máximo. Não é como no Brasil que acaba quase de manhã.

4 comentários:

Thalita Colnaghi disse...

Legal Vera, nao sabia que vc tinha criado um blog, me manda as atualizacoes, vou ler sempre, Parabens!!

Unknown disse...

Vera, estou rindo ate agora! Foi assim no meu casamento aqui :) E as piadinhas rolam em funeral tambem, rs...

Unknown disse...

Legal estas informaçoes. Vc saberia me dizer se existe algum Register onde se possa esperar menos que 31 dias pra se casar? Ah me fale dos vestidos de noiva e do bolo tbem :D Bjos. Sonia

Anônimo disse...

Olá!!!

Achei muito interessante este seu relato. Gostaria de extrair algumas informações para uma matéria em meu blog. Se houver algum problema me avise que eu retiro. Colocarei seu link como fonte e créditos da matéria.

Abraços.

http://noivasetc.blogspot.com/

Monalisa Souza