segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Queenslander Houses

Pra mim, essas casas são o maior símbolo de Brisbane: Queenslanders, encontradas em todo o estado de Queensland e também no norte de New South Wales (estado onde a capital é Sydney). Eu moro em uma delas.

A maior parte desse tipo de casa é contruída com madeira, e eu acho elas uma graça, super bonitas – apesar de não tão práticas. Elas estão presente em todos os bairros da cidade, e tem várias ruas de subúrbios onde você só vê Queenslanders. Elas têm um mega porão embaixo da casa que é um espaço livre, sem divisórias. Pra mim esse “andar de baixo” é um espaço que poderia ser melhor utilizado: lá em casa ele é usado pra guardar coisas. Mas a idéia inicial desse andar aparentemente inútil era de elevar a casa para aumentar a ventilação (como falei com vocês antes, aqui é muito quente) e protegê-la de inundações (aqui chove bastante).

Segundo esse site do museu de Queensland esse estilo de construção era o mais comum entre 1840 e 1960. Naquela época não existia ar-condicionado, por isso a casa era construída de forma que as correntes de ar pudessem passar pela casa inteira (em cima de cada porta tem tipo uma janela interior – o que pode ser bem incômodo pois aumenta o barulho da sala pro quarto). Outra coisa que eu acho incômodo é que, como é uma casa de madeira, no verão ela fica muito quente, e no inverno, muito fria. Na casa que moramos hoje não tem, ar-condicionado, e a gente sofre, mesmo com essa ventilação toda.

Eu acho que essas casas tornam Brisbane uma cidade ainda mais bonita, mais “peculiar”. E os locais se orgulham dessa arquitetura, é a “cara” de Queensland e do estilo de vida das pessoas daqui, com sua mega-varanda e o jardim para fazer um churrasco (aliás, eu tenho que falar sobre churrasco australiano algum dia desses!).

Se você um dia visitar Brisbane, você vai ver como elas estão espalhadas pela cidade toda... acho que foi a primeira coisa que reparei quando cheguei aqui.

Segue uma mensagem que está no site do museu e que retrata bem o que eu quero dizer:

"The Queensland house represents a distinctive style of architecture. It also speaks more eloquently than almost anything else about this State's distinctive lifestyle."

Seguem algumas fotos dessas casas que tirei nesse final de semana (elas estão meio escuras, o tempo estava bem nublado, e hoje não parou de chover) - clique para aumentá-las:


Essa mostra o tal do porão que eu comentei.


Só dá ela nas ruas.


Olha o porão e o varandão de novo...


Mais uma. Algumas poucas não tem varanda - o que eu acho um desperdício.


Elas são enormes.


Mais exemplos aqui, aqui e aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Verinha, amei essas casas, e que interessante vc ter acrescentado a razão dos detalhes como o porão, a necessidade de ventilação, etc.
Em junho vou ver pessoalmente! Bjs