quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pesquisa sobre diferenças culturais no trabalho

Hoje no trabalho me pediram para responder a uma pesquisa bem interessante: GlobeSmart. Ela ajuda a entender as diferenças culturais que acontecem quando pessoas de várias nacionalidades trabalham juntas. Eu trabalho em uma empresa brasileira na Austrália, e no meu projeto tem australianos, neo-zelandeses, sul-africanos, americanos, canadenses, indianos, poloneses, colombianos e brasileiros. O estilo de trabalho de cada um é diferente; fomos criados e educados de formas distintas, o ambiente econômico varia de país pra país, a empregabilidade em cada região muda, o jeito de se relacionar e de se comunicar também – enfim, são diversas diferenças que fazem cada um trabalhar de um jeito, o que pode gerar vários problemas se esses estilos não forem reconhecidos e administrados.

Nessa pesquisa os integrantes do projeto tiveram que responder a 25 perguntas relacionadas a diferentes tópicos (comunicação; relacionamento; como trabalham com hierarquias; pensamento a curto/longo prazo, etc). Pelas respostas o programa define o perfil de cada pessoa e consegue compará-lo com os outros integrantes e com o perfil de cada país (eles também fazem uma média entre as pessoas daquele país para achar esse resultado). Ou seja, em alguns cliques eu vejo qual é a diferença do meu estilo de trabalho com o do John, da Mary, se eu tenho um perfil mais brasileiro, australiano ou etc, e o programa também sugere o que fazer para melhorar o relacionamento entre as pessoas quando a diferença é grande.

O resultado mostra um gráfico como esse abaixo. Aí estão os perfis da Austrália e Brasil - não coloquei os perfis das pessoas e nem o meu pois são informações confidenciais (há, não é assim tão fácil rsrs).



Já nessa figura aqui embaixo estão as características analisadas e uma definição de cada uma.



Em um país tão multicultural como a Austrália, onde é muito comum ver, conhecer e trabalhar com pessoas de diversos países, essa é uma ferramenta útil para entender um pouco mais sobre essas diferenças. Mas é claro, essa é apenas uma idéia, já que cada um tem seu jeito de ser, pensar e agir. O país (ou melhor, o lugar onde a pessoa viveu por mais tempo) influencia, mas não 100% - longe disso. Já para lidar com essas diferenças em qualquer lugar do mundo, antes de ver qualquer pesquisa, o que tenho aprendido é que é preciso muita paciência, comunicação e bom-senso. Afinal, se já é difícil conviver com pessoas da mesma nacionalidade, ou nascidas na mesma cidade com uma cultura parecida com a sua, imagina com pessoas completamente diferentes de você?

Nenhum comentário: