Sentei na cadeira, comecei a escrever, e olha a lista enorme que saiu. E isso é só o começo. Vamos lá:
- Australianos comem hambúrger com beterraba em lata. No Burger King, etc, o Double Whoper vem com essa beterraba.
- Comer Vegemite – é horroroso. Vegemite é tipo uma pasta preta que australiano gosta de comer com torrada. Só sendo australiano pra conseguir comer: todos os estrangeiros que tentaram odiaram.
- Cereal no café-da-manhã. No supermercado tem corredor exclusivo para “cereais matinais”.
- Linguiça, as famosas “sausages” são onipresentes. Churrasco de australiano significa 70% de sausages. E eles tem uma variedade incrível: ontem mesmo comi uma de frango com macadâmia. Muito boa.
- Fast food, fast food e fast food. É impressionante a quantidade de McDonals, Hungry Jacks (que é o Burger King daqui), KFC, Subway, Domino's Pizza... estão em todos os lugares.
- Muitos restaurantes de Fish and Chips (peixe frito com batata frita) - herança inglesa.
- Em compensação, muita muita comida asiática: tailandesa, chinesa, japonesa, vietnamita, indiana. E elas são baratas. Amo isso - é o que eu mais como aqui.
- Não por acaso, muita gente gorda na rua. No Brasil você até vê algumas pessoas com barrigão e tal, mas não a quantidade de obesos que tem por aqui. Obeso mesmo, que não consegue nem andar direito.
- Comer carne de canguru. Sim, no supermercado vende até linguiça de canguru. Não é a preferida, mas eles comem.
- Sanduíche de batata-frita. Isso mesmo: dois pães de forma, batata-frita e ketchup no meio. Nojento.
- Jantar cedo. Aqui é bem comum marcarem um jantar para as 7 da noite.
- Almoçar no trabalho. Em todos os lugares que trabalhei os escritórios oferecem uma pequena cozinha com uma geladeira, microondas, pratos e talheres e etc. É comum as pessoas almoçarem em frente ao computador e não saírem do escritório o dia todo. Ou seja, não há aquela socialização saudável entre colegas de trabalho (eu sinto falta disso).
- Trabalho de 8:30 as 17hrs e ponto final. A não ser que algo muito grave/urgente esteja rolando. E eles almocam rapido exatamente pra poder sair as 17hrs.
- Dormir cedo e acordar cedíssimo. Aqui no trabalho várias pessoas vão dormir diariamente às 9, 9.30 da noite, e acordam às 4 da manhã.
- As cidades australianas são muito parecidas, não tem um toque peculiar... são sempre as mesmas franquias, as mesmas lojas, o mesmo mobiliário urbano. Organizado e limpo, mas chato.
- Rugas, muitas rugas. Australiano em geral é branquelo + o sol fortissimo do país + eles não tem muita vaidade = rugas. É normal saber que aquela pessoa que você achava que tinha 40 anos na verdade ter 30.
- A não ser que você vá numa boite, ou em um casamento, ou em um jantar de gala, é chinelo o tempo todo. Outro dia fui a uma festa de Natal - que eu achei que era para ir mais arrumadinha - e a anfitriã estava de vestidinho e chinelo.
- Andar descalço. Volta e meia você vê um perdido andando no meio da rua, ou no meio do supermercado, descalço. E não é mendigo não, vestido normalmente, mas sem sapato.
- Crianças na praia com camisa contra o sol, boné e óculos. Aqui o sol é muito forte (o buraco da camada de ozônio fica em cima da Austrália), por isso eles protegem bem a criançada.
- Mas em compensação, na praia eles não têm o hábito de usar barraca (ou guarda-sol). Não me pergunte o porquê.
- BYO (Bring Your Own), que significa poder levar a sua própria bebida para o restaurante pagando um preço bem pequeno por pessoa. Isso não existe em nenhum país que já fui. Adoro.
- Quando é um churrasco grande com convidados, servir com faca, prato, garfo descartável pra não ter que lavar depois. Chiquérrimo...
- Conviver com animais o tempo todo. Australianos em geral sabem os nomes e tipos de diferentes pássaros, lagartixas, baleias, etc.
- Venerar a Inglaterra. Eles dizem que não, mas eles gostam de qualquer coisa que venha da Inglaterra, mesmo sendo ruim. Eles comparam tudo com a Inglaterra, a referência sobre qualquer coisa é o país.
- Dizer “Cheers” ao invés de “Thanks”.
- Essa eu já falei: fazer uma piadinha, em qualquer situação.
- Os australianos que trabalham em call center são bem diferentes daquelas “pessoas-robô” dos call centers brasileiros: eles conversam com você, perguntam como foi seu dia, se o trabalho tá bom, falam 'mate', reclamam do sistema q estah lento... é uma “intimidade” só.
- Carrinho de supermercado espalhado pelas ruas – mesmo a quilômetros de um supermercado.
- Aqui é você que abastece o carro.
"Being Australian is about driving in a Japanese car to an Irish pub for a Belgian beer, then travelling home, grabbing an Indian curry or a Turkish kebab on the way, to sit on Malaysian furniture and watch American shows on a Chinese TV. And the most Australian thing of all?
Suspicion of anything foreign."
Aguarde, a lista continua...
Suspicion of anything foreign."
Aguarde, a lista continua...
Um comentário:
Hey Verinah, we are a strange race of people! I laughed a lot reading this. As a matter of a fact I could have added to your list. By the way, I agree, potato chip sandwiches are YUK!! Love you, Maria
Postar um comentário