sábado, 5 de dezembro de 2009

Yummy brekky

Sabe aqueles dias em que voce acorda com um pouco de ressaca e tudo que voce quer eh comer alguma coisa com bastante sustancia, e de preferencia bem gordurosa? Pois eh, hoje foi o meu dia. Ontem foi festa de Natal da empresa onde trabalho, e sendo festa com australianos, para nao fazer desfeita, eh claro que bebi um pouco de vinho a mais...

Ah, antes de comecar a entrar no assunto, vou explicar o titulo desse post: brekky eh a giria dos australianos para breakfast, e yummy significa gostoso, delicioso.

Fomos ao Cafe Conti, um lugar perto de casa que serve um dos melhores cafes-da-manha de Brisbane. E cafe-da-manha aqui eh diferente do brasileiro - eh um estilo mais ingles, com ovo, bacon, linguica, cogumelo, hash brown, ou panqueca... No Brasil geralmente cafe-da-manha eh naquele estilo colonial (bolo, pao, frutas), mais saudavel, mas aqui eh gordura total. Todas as cadeias de fast food tem seus cardapios pra cafe-da-manha com muffins com bacon, queijo e ovo e afins. Nao eh a toa que a Australia tem um dos maiores indices de obesidade do mundo (mas em outro post falo sobre isso).

Claro que nao dah para comer esse tipo de cafe todos os dias pois eu nao quero virar mais um numero desse indice - no dia-a-dia eu vou mais de cereal ou muesli com iogurte. Mas aos sabados eu abro uma excecao e como um cafe da manha desses - "the bomb", como o Aaron fala.

Seguem algumas fotinhos pra mostrar o que eu estou falando (clique na imagem para aumenta-la):


Esse prato aih em cima foi o que eu pedi: chama-se Eggs Benedict e estah presente em quase todos os cardapios que oferecem cafe-da-manha. Eh o meu preferido: um english muffin (como se fosse um pao mais achatado e redondo) com dois ovos poche em cima, salmao defumado (geralmente vem com bacon mas eu prefiro com salmao), folhas de espinafre, tomate grelhado com molho pesto (feito no lugar), e molho Hollandaise (esse amarelo em cima do ovo). Esse molho hollandaise eh maravilhoso, mas eh mega-gordo. Ele eh feito com uma espuma de muita manteiga misturado com suco de limao, gema de ovo, sal e um pouco de pimenta.

O Liam, meu cunhado, pediu o mesmo Eggs Benedict soh que ao inves de com salmao, o dele veio com presunto defumado. Olha aih embaixo:



O Aaron, como sempre, foi no "the mega bomb" e pediu o Big Breakfast, que tambem tem em todos os lugares e eh o maior cafe-da-manha do cardapio. Eh um exagero de comida: dois ovos poche, torradas, tomate com pesto, bacon e linguica. E ele ainda pediu o Hollaindase a parte. Em alguns lugares eles servem isso com um file ou com feijao cozido em lata (eu acho esse feijao nojento). Sim, filezao de cafe-da-manha. Olha o dele aih embaixo:



O sobrinho do Aaron, Jakob, pediu panqueca com molhos de fruta vermelha e sorvete de creme com chips de chocolate. Olha a cara de felicidade dele.



Se quiser ver o cardapio de cafe-da-manha do lugar onde fomos, o Cafe Conti, clica aqui.

Esse tipo de cafe-da-manha eh bem difundido nos paises de lingua inglesa, com algumas variancias entre os paises. Pela pesquisa que fiz parece que as pessoas que moravam no campo, na Inglaterra de seculos atras, comiam isso para se preparar para o longo dia de trabalho pela frente - por isso eles precisavam de muita comida, que rendesse e os deixasse cheios para a labuta diaria.

Eh claro que depois de comer um negocio desses, o almoco eh adiado, por que esse negocio enche mesmo. Eh gordo sim, mas eh muito bom...

2 comentários:

Caio Caldas disse...

Visualmente falando o seu café da manhã foi a melhor pedida dentre os apresentados...cara ótima!

Verinha disse...

E é uma delícia!

O com bacon tb é muito bom...