terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cuidado: ataque de Magpies!

Me visto, coloco o capacete – obrigatório para os ciclistas na Austrália – e eu e o Aaron rumamos pedalando em direção a um parque perto de casa. Passo por uma rua com uma íngrime descida e subida, em formato de U; desço acelerando e quando começo a subir em toda velocidade, eis que sinto uma forte pancada na cabeça. Meus Deus, o que é isso?! Um pássaro, um avião...? Sim sim, um pássaro, me atacando! O Aaron começa a berrar (ele foi na frente mas nenhum pássaro o atacou): “vem, vem, ele não vai fazer nada, vem devagar”. Quando começo a pedalar de novo, aterrorizada, o bicho tenta me atacar de novo. Tudo bem que na Austrália é comum ver animais em todos os lugares – muito mais do que no Brasil – mas peraí, ser atacada por eles já é um pouco demais... Eu me escondo atrás de uma van estacionada na rua em uma cena ridícula, e fico olhando o pássaro pelo vidro e pensando “o que é que eu faço agora?”, tremendo. Começo a andar bem devagarinho, olhando nos olhos vermelhos desse ser preto com manchas brancas, rezando pra ele não me atacar de novo. E assim consigo escapar. Duas semanas depois, sozinha, a mesma coisa: só ouvi um fortão, e quase caio da bicicleta. Dessa vez foi em outro lugar, a dois quarteirões de casa. Mais uma vez rolou o duelo de olhares entre o pássaro e eu e, bem devagarinho e mentalizando toda a paz do mundo (“passarinho querido, eu não vou fazer nada com você, amigo, calma, paz no coração”), consegui me safar.

Esse é o Magpie, um pássaro nativo da Austrália.

A primavera australiana é a época de aninhamento das Magpies e alguns machos, com a intenção de protegerem suas famílias, se tornam bem agressivos, principalmente com ciclistas. Nessa época é bem comum ver os ciclistas com capacetes com espetos ou com dois olhos na parte de trás (admito que essa dos olhos na parte de trás eu acho meio esquisito... será que um pássaro vai achar que tem alguém olhando pra ele?). E esse ataque pode machucar: existem inúmeros casos de pessoas que foram atacadas e saíram com machucados sangrando ou até mesmo com problemas de visão (eles também atacam os olhos).



O negócio é tão sério que existe até um mapa com os locais de ataque dos Magpies no site OurBrisbane (um guia da cidade). O mais indicado é fazer o que eu fiz: não revidar, sair de fininho e evitar passar pelos locais onde eles estão. A prefeitura também reconhece o problema e já lançou uma folheto informativo que fala sobre como lidar com a situação.



Pois é... eu já não disse que aqui na Austrália a interação com a natureza é constante? Diz aí, você não sabia que era tanto, não é...

3 comentários:

lsasdmna disse...

sinistro!!

Caio Caldas disse...

Cuidado com os "Ratunamatata"!!!

Verinha disse...

Cuméquié amigo? rsrs