sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Acampando na Austrália

Quem lê o blog já deve ter reparado que eu gosto de acampar – aliás, eu e o Aaron (ele então, como bom australiano, ama e acampa direto desde que nasceu). Desde que voltei a morar na Austrália há cinco meses atrás, já fui três vezes: a primeira para Mount Mee, a segunda, pra Byron Bay, e a terceira para Queen Mary Falls. No Brasil, em toda a minha vida, acho que acampei o mesmo número de vezes. Confesso pra você que, no Brasil, não me apetece muito a idéia de deixar uma barraca sozinha e ir passear.

Aqui na Austrália, acampar é coisa séria. Existem campings em vários lugares, e se você quiser acampar em algum parque ou nas praias liberadas (que não são todas), existem algumas regras que devem ser seguidas (no post sobre Mount Mee eu falo um pouco sobre isso). Em todos os campings que fui a infra-estrutura era excelente, com banheiros limpos, chuveiros com ducha quente, e acima de tudo, um lugar reservado e numerado para cada barraca. Geralmente você pode escolher o lugar que quer ficar pela internet – os campings mostram um mapa. No Brasil, nos lugares que fui, você descobria o lugar onde poderia acampar na recepção – achou um buraco, joga a barraca lá. E como o nosso país tem muito mais gente, menos regras e fiscalização, não é difícil as pessoas acabarem meio apertadas ou incomodadas pelo barulho dos outros nas altas horas da madrugada.

Aqui, além de acampar com barraca, tem muito Caravan Camping, que é acampar com um trailer ou com uma van. Muitas pessoas mais velhas, quando se aposentam, compram uma van dessas e viajam pela Austrália (não é uma má idéia, hein...). Quando você vai escolher um camping, eles sempre informam pela internet se o site é powered ou non powered (se tem energia elétrica ou não). Eu uso esse site pra escolher o camping que vou ficar, ele é bem completo e abrange toda a Austrália.

Acho também que acampar é uma atividade tão disseminada pois, como o país ainda é pouco explorado – é enorme e pouquíssimo habitado -, você não encontra diversos hotéis e pousadas como encontraria no Brasil. Eu gosto pelo contato com a natureza, pela tranquilidade, calma e paz que me traz... parece que em um final de semana eu vou pra outro mundo e volto. Ah, e também por que o Aaron faz quase tudo rsrs (espero que ele não leia esse post!).

A própria história da Austrália , que é bem recente, é muito ligada a acampamentos, veja só:

From Sydney Cove to the goldfields, the overland telegraph to the Snowy scheme, camping has enabled almost every phase of our historical development. Camping has been the unexamined circumstance for explorers, surveyors, settlers, gold diggers, itinerant workers, landscape artists, bush poets... and for Aboriginal people, whose ancient camping practices were altered irrevocably by the onslaught of Europeans and their stock through the nineteenth century. (fonte aqui)



Além disso, também existem diversas lojas especializadas em camping e na semana passada fui em uma delas chamada Tentworld. A loja tem dois andares dedicados exclusivamente a barracas e equipamentos. Algumas coisas são inacreditáveis – você encontra chuveiros (uma bolsa dágua com um gancho no topo e um chuveirinho, para usar em lugares onde não tem banheiro), banheiros (há, esse é meio nojento, é tipo um pinico, e você deve cavar um buraco embaixo dele, ou tem o banheiro químico portátil também, dá uma olhada), lâmpadas e lanternas de diferentes formatos, geladeiras que funcionam sem energia elétrica, ventiladores elétricos, geradores, camas montáveis, mesas e cadeiras, churrasqueiras especiais... a lista é enorme. Se você comprar tudo que está lá, mais vai parecer que está em um hotel 5 estrelas do que em um camping. E tem diversas coisas para quem acampa no meio do nada: por exemplo, o Aaron comprou uma pedra de magnésio que faz fogo (pra mim o bom e velho isqueiro serve, mas ele adorou o brinquedinho novo – e caso chova e o isqueiro ou a caixa de fósforos molhe e não tenha nenhum lugar em volta para comprar outro, a pedrinha até faz sentido).

Nós compramos essa barraca nova, bem resistente e com um ótimo tamanho. Vamos inaugura-la nesse final de semana em Mount Tamborine, um lugar a cerca de uma hora de Brisbane com lagos e cachoeiras. Semana que vem conto como foi.

Um comentário:

Verinha disse...

Aviso - acabamos nao indo para Mount Mee pois o camping estava lotado. Janeiro eh epoca de ferias escolares... ou seja, adiamos essa viagem para fevereiro. Quando for conto como foi, claro!