quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

150 anos de Queensland

(sorry, teclado de hoje sem acento)

No dia 10 de dezembro de 2009 o estado de Queensland comemorou 150 anos de independencia de New South Wales (estado onde Sydney eh a capital). Varios jornais e revistas lancaram edicoes comemorativas com fotos antigas do estado. Nesse link voce encontra fotos do maior jornal de Brisbane, o The Courier Mail, e nesse, da prefeitura de Brisbane. Eu adoro historia e conheco bem Brisbane, entao eh muito interessante comparar o antigo com o atual. Vale a pena entrar nos links.

A prefeitura tambem lancou uma capsula que foi enterrada e que soh deverah ser aberta em 2059, quando Queensland comemorar 200 anos. A capsula contem fotos e outros itens como testemunhos, depoimentos e aspiracoes das pessoas de hoje, 2009. Achei muito boa essa ideia! Fico aqui pensando, em 2059 eu terei 80 anos - se Deus quiser. Espero poder ver essa capsula ser aberta...

Eu sempre penso que a Brisbane de hoje deve ser parecida com o Rio de Janeiro dos anos 30/40. Imagina um centro da cidade onde voce consegue ver de longe, por que eh o unico lugar da cidade que tem predios altos? O resto tem predios baixos de 3 ou 4 andares ou casas. Um lugar tranquilo, calmo, com nem tanta gente assim... Daqui a uns 50 anos os bairros no entorno do centro estarao completamente diferentes do que sao hoje. Ainda bem que eu estou vivendo isso, por que no Rio, eu nao tive essa oportunidade. Nunca vi de perto uma cidade "crescendo" - ou melhor, jah vi a Barra da Tijuca, que quando eu era pequena nao tinha quase nada... mas a Zona Sul, o Centro, Zona Norte, esses jah estavam praticamente com a lotacao esgotada enquanto eu dava o meu primeiro berro.

Acho que muita gente nao sabe, mas Brisbane "nasceu" - assim como a maioria da Australia - para ser uma colonia penal. Muitos ingleses que iam presos vinham para Brisbane. Tambem vale a pena ler a historia de Queensland nesse link. Eh impressionante pensar que uma cidade, ou melhor, um pais, que tinha tudo pra dar errado com tantos prisioneiros, deu tao certo. E o Brasil, mesmo sendo a unica colonia no mundo onde a familia real do pais colonizador viveu, virou o que virou. Do Brasil eu ateh sei, mas sobre a Australia, admito que ainda tenho que pesquisar. Vou fazer isso e falo pra voces aqui no blog.

Ah, tem um post no forno. Eh sobre morar fora do seu proprio pais. Algumas pessoas nem pensam nessa possibilidade. Outras soh pensam nisso. Mas e aih, eh facil? Dificil? Penso em voltar pro Brasil? Nao penso? Como eh essa vida de "ser estrangeiro"? Em breve eu conto pra voces.

5 comentários:

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Estou adorando seus posts sobre a Australia. Pretendo conhecer o país um dia e seu texto é bem legal.

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Ah, e como carioca e jornalista me identifico muito com o estilo de vida australiano.

Verinha disse...

Oi Ana, que bom saber que você está gostando, sempre motiva a continuar postando mais e mais. Escrever esse blog não é fácil - você que tem um sabe que existe uma pesquisa, um encadeamento de idéias e um pensamento por trás de cada post... fora o trabalho de sentar na cadeira e escrever, claro.

Mas me conta, como você descobriu o blog?

Abraços, Vera

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Foi pelo blog Explorando a Austrália que sempre dou uma olhada no site do O Globo. Como adoro o jeitinho australiano adorei ler seu blog. Pretendo visitar Sydney e melhorar meu inglês fraquinho.
Seus textos são muito interessantes e honestos.

Bjs.

Anônimo disse...

Oi Vera, nossa esse seu ultimo post mexeu bastante comigo, pois como sou de Porto Alegre e meu esposo de Sao Paulo fiquei pensando como voce, como era nossa cidade a 50 anos atras, deu muita vontade de viver esse periodo....
Abracos

Carol