quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Post 1 – Jeitinho Australiano: Apanhado Geral

Sorry, hoje o texto estah com uma combinacao de sem acento e com acento jah que eu comecei a escrever em um computador mas revisei e terminei o post em outro. Se algum brasileiro vier para a Australia – ou para qualquer outro pais de lingua inglesa – provavelmente vai sofrer com o mesmo problema. Ou seja, essa introducao jah eh um aprendizado sobre a Australia... :-)

Lembre-se, quando eu coloco o “h” significa um acento no final da palavra. O resto voce vai ter que fazer um esforco, mas eh bem obvio e nao eh dificil de entender...

*******************

Mais uma vez me pediram para explicar como é a personalidade dos australianos. Eu vou tentar, mas vale frisar que essa é a minha opinião pessoal, que vem da minha experiência aqui nessa terra Down Under. Como jah moro na Australia ha quase 3 anos e sou casada com um, trabalho com muitos e conheco bem varios australianos, posso dizer que eh uma boa experiencia. Mas ainda tenho muito o que aprender, assim como tenho muito a aprender sobre nos, brasileiros, mesmo apos 30 anos de brasileirice. Bem, mas nao nego fogo e vou tentar! Depois voces me dizem se concordam ou nao.

Vou escrever um pouco no post de hoje, mas depois tem mais, por que vah lah, eh MUITA coisa! Nao dah pra descrever as caracteristicas e a cultura das pessoas de um pais em apenas um post. Alias, isso seria assunto para um livro...

Vou dividir o assunto em alguns temas:
1. Apanhado geral (post de hoje e mais alguns posts pela frente)
2. O homem australiano
3. A mulher australiana
4. A familia australiana
5. O chefe australiano (esse vai ser otimo!)

Se eu lembrar de mais algum topico, posto aqui. Sugestoes, eh claro, sao sempre bem-vindas!

Vamos lá:

Post 1 – Jeitinho Australiano: Apanhado Geral

Não, como a Ana perguntou no comentario do post aih embaixo, australianos não são tão "abertos" como os brasileiros. São mais fechados e é bem mais difícil fazer amizade com eles. Eu fiz meu mestrado durante quase dois anos e não tenho nenhum amigo da faculdade. E os que me conhecem sabem que eu não sou uma pessoa fechada, pelo contrário, em geral tenho facilidade para conhecer pessoas (como boa brasileira). Enquanto estava estudando eu tentava puxar papo, perguntava o que eles fariam no final de semana, perguntava da vida... as pessoas até respondiam, mas só. Todos sabiam que eu era estrangeira e que não conhecia muito Brisbane, mas mesmo assim, ninguém se oferecia para me ajudar ou me convidava para sair, ou até mesmo perguntava qual era o meu telefone. Já no Brasil é bem diferente – imagina, se tivesse um estrangeiro na minha turma com cara de perdido, na hora alguém iria lá e perguntaria se ele gostaria de fazer não sei o quê, aonde ele mora, qual é o telefone...

Ateh mesmo no trabalho, sao simpaticos, educados, mas parece que tem um bloqueio ou alguma coisa que empaca uma real aproximacao. Todo brasileiro que vem morar aqui acaba fazendo amizade com outros brasileiros ou estrangeiros - pessoas que estao no mesmo barco.

Calma, não estou falando que australianos são antipáticos, longe disso. Mas é uma simpatia e uma aproximação um pouco distante, falta profundidade. Me parece que os australianos em geral são muito fechados no seu círculo de amizades que inclui poucas pessoas (e que muitas vezes eh composto dos amigos da epoca da escola), e que eles nao fazem questão de ter novos amigos.

Eu tenho uma teoria: paciencia. O que nos, brasileiros, nao temos. Enquanto nos fazemos e acontecemos, aqui eh no worries mate, tudo vai acontecer se for pra acontecer... Na Australia, quase tudo (em termos de relacionamento) acontece de forma mais devagar: demora um tempo ateh a pessoa te conhecer, confiar em voce, e assim, querer te encontrar. Vale para amizade, para namoros, pra quase tudo (exceto morar junto, mas depois eu explico o porque).

Outra teoria (sem embasamento cientifico nenhum) seria: os australianos tem muito o que fazer em casa. Lembre-se, eles nao tem empregada e nem baba. Entao atividades como lavar e estender a roupa, limpar a casa, lavar os pratos, e acima de tudo, cuidar dos proprios filhos eh sim feita por cada um e com pouquissima ajuda (mesmo as avos participam muito menos do dia-a-dia dos netos do que no Brasil). As pessoas sao mais ocupadas em casa sim, ao contrario dos brasileiros que sempre tiveram uma “boa vida” (obviamente falando da classe media). E eh claro que isso tudo toma tempo de cada um, tempo que poderia ser dedicado a um choppinho com os tais “novos amigos”.

Vou confessar uma coisa: no Brasil essa aproximacao toda de imediato eh que algumas vezes me parece superficial. O jeito do brasileiro as vezes pode ser too much: aquele velho habito do homem cordial (vide Sérgio Buarque de Holanda) de sempre querer agradar o outro e nao poder dizer nao eh muito diferente da cultura individualista e direta do anglo-saxao. Jah cansei de ouvir de australianos: “nao posso ir hoje a noite pois tenho um compromisso, tchau” – enquanto no Brasil o cara quase mata a avoh pra nao ir para um compromisso (mesmo depois de todo o charme inicial com o “novo amigo”).

Outro ponto: a maior parte dos australianos que conheço planejam tudo com antecedência. Dois exemplos: aqui no trabalho, essa semana mesmo uma australiana me mandou um email na terça-feira assim “Vera, você quer almoçar comigo e com a fulana na semana que vem?”. Falei que poderia sim, e em seguida ela me mandou um convite para um almoço pelo Outlook, como se fosse marcando uma reunião para colocar na minha agenda eletronica. Já os brasileiros perguntam cinco minutos antes de almoçar “Ei, tamo indo, bora?”. O segundo exemplo vem de uma australiana que conheço que morou dois anos na Inglaterra. Quando ela voltou, eu mandei uma mensagem toda animadinha “e aí, vamos nos ver?” crente que ela falaria “claro, chega aí amanhã” (ou sexta-feira, sábado no máximo). Acho que era dia 5 de novembro. Sabe o que ela me respondeu? Claro, que tal dia 28 à tarde, tudo bem pra você?

Outro jeito muito australiano eh o de ter uma conversa sem falar nada. Entendeu? Nem eu. O diálogo é mais ou menos assim:
- Hey how are you?
- Not too bad. What about you?
- Yeah not too bad.
- Fair enough. Anything new?
- Anything new with you? (repara na resposta com uma outra pergunta)
- Pretty much the same.
- Same here.
- Great to talk to you.
- Great talking to you too.

(Great talking o que cara-pálida, alguem me explica?)

Australianos são os reis do small talk, que é aquela conversa fiada de quem quer ser simpático mas que não quer se comprometer/se aprofundar muito.

Isso me lembra outro ponto: essa resposta not too bad que estah aih em cima. Se você pergunta como foi o filme, eles respondem “not too bad”. Como foi o trabalho hoje? Not too bad. E a comida, tá boa? Not too bad. Caramba, então tá ruim, é isso? Por que, traduzindo ao pé da letra, seria o mesmo que dizer “é, não estava ruim”. Que coisinha mais morna não? Not too bad significa que estava bom. Sim, isso mesmo: estava bom. Os australianos são meio blasé, meio beige sabe – falta um pouco de paixão, de emoção nas palavras. Pra mim esse not too bad resume bem o estado de espírito dos australianos. Por que pra brasileiro é assim, se você pergunta como foi o filme, as respostas variam entre “Foi péssimo! Não gostei! Foi óóótimo! Ma-ra-vi-lho-so!!! Foi bonzinho..." (esse ultimo no maximo de indiferenca pra nao ter que falar que o filme for ruim). Mas é raro de escutar “o filme não foi ruim”. A proposito, tres exclamacoes eh uma coisa muito brasileira: eu nunca vi tres pontos de exclamacao em lugar nenhum na Australia. Alias, nem uma exclamacao sequer! (ops, olha a minha brasileirice aih...)

Ah, esse é outro ponto. Emoção, paixão no discurso, na conversa... Nós brasileiros estamos acostumados a elevar o nosso tom de voz quando falamos sobre algum assunto que nos excita, que nos alegra - ou que nos entristece. Mostramos isso tambem com as nossas mãos, com a nossa linguagem corporal... australianos não. Pra que elevar o tom de voz? Pra que esse esforço todo? No worries mate. O negócio aqui é ooohhhmmmmm uma linha reta no tom de voz, sempre monocórdio. Parece que todo mundo fez anos de analise (ou serah que estao eh precisando de anos de analise?). O Aaron mesmo, varias vezes enquanto ele morava no Brasil depois de uma conversa minha com amigos ou com a familia, ele vinha pra mim e perguntava "mas por que voce estava brigando com ele"? Brigando nao, eu tava soh conversando...

O que me leva a outro quesito: em uma conversa os australianos realmente esperam você acabar de falar para responder. Não é genial isso?! O que obviamente é muito diferente de nos, brasileiros, que falamos um em cima do outro e quase nem escutamos o que o outro fala pois estamos preocupados demais formulando na nossa cabeca o que temos pra falar em seguida. Pra voce entender a gravidade do negocio (no bom sentido), se tiver até cinco pessoas em um grupo, cada um fala de uma vez, e quando a pessoa acabar de falar, o outro fala, e assim sucessivamente, todos se escutando e conversando. Tao civilizado né? Nós brasileiros poderíamos aprender com eles nesse quesito. Por que brasileiro é aquela coisa horrorosa, um sai atropelando o outro numa conversa sem nem querer saber, é tiro pra todo lado.

*****************

Hoje vai ficando por aqui, mas em breve eu continuo esse post (prometo!).

Ah, fica ligado no blog: nesse final de semana vou postar uma outra entrevista com um australiano que morou oito meses no Brasil. Voces vao adorar, as respostas estao muito bacanas. Uma pergunta: tem problema postar em ingles, todo mundo entende, ou eh melhor traduzir para o portugues?

4 comentários:

Gisele disse...

Vera, vc nao vai acreditar! O Luke falou do ponto de exclamacao um dia desses! Ele perguntou - por que os brasileiros adoram ponto de excalmacao. e Mostrou vaaarios emails de clients dele, rs, e e' verdade, a gente expressa nossa emcocoes ate na hora de escrever.
O small talk e' otimo - estou super crque no tempo, ate confiro o weather forecast pra saber o que falar com os meus amigos de trabalho!
Pra se enturmar com australiano tem que ser ativo, tem que convidar porque se esperar a boa vontade deles, ja era, hehe.

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Por mim pode postar em inglês. Mas uma coisa já está sacramentada: você deveria escrever um livro sim !!!!!! ( muitas exclamações ). Você escreve muito bem. Acho ótimas as comparações. Isso mostra diversidade e contradição dos brasileiros quando às vezes a "amizade" recente é muito superficial. Achei o texto muito divertido. Vi uma entrevista da atriz Cate Blanchett em que ela diz que na Austrália as coisas são mais devagar. Achei muito interessante ver a antecedência da programação teatral da companhia que ela dirige em Sydney. Essa história de marcar com antecedência é "not too bad". rsrsrsrs.

Eduardo disse...

Achei seu blog no google. Muito legal!

detalhe na exclamação =)

Verinha disse...

Oi pessoal, pois eh, somos um povo animado e empolgado mesmo! Eu estou me adaptando e fazendo esse estilo blase quando escrevo para australianos, mas quando escrevo para brasileiros acabo colocando as minhas queridas exclamacoes.

Eh Gisele, eu nao resisto e acabo convidando os australianos, e eles ateh que sao receptivos quando eu tomo a iniciativa. Mas se deixar por eles, nada acontece mesmo.

Ana, show aqui na Australia eh impressionante! Vendem ingressos com ateh um ano de antecedencia. Lembro que quando cheguei em 2006 uma amiga minha tinha um ingresso pro show do U2 que ela tinha comprado em fevereiro... e o show era soh em janeiro de 2007! Detalhe - os ingressos acabaram em uma hora.

Eduardo, prazer, apareca viu!

Cheers
Vera