terça-feira, 16 de março de 2010

Comida na Austrália

Vou explicar em duas palavras como é a comida típica australiana: não existe.

Sim, isso aí: não existe. Existe comida inglesa, francesa, italiana, alemã, muita comida asiática, em alguns lugares latina, americana... mas australiana de carteirinha, isso não existe não. Como esse é um país muito novo e tão multi-cultural, com gente de todos os lugares do mundo compondo uma nação, é difícil falar que qualquer coisa é tipicamente australiana. Algumas pessoas chamam de cozinha “moderna australiana” os restaurantes mais contemporâneos que oferecem um toque diferente às cozinhas de outros países. Mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido até chamar isso de “comida australiana”. Quem sabe daqui a uns 50 anos (ou até antes) isso muda? Ou, seguindo as previsões de muita gente, a Austrália vira mesmo parte da Ásia e o mix de comidas asiáticas viraria a típica “comida Australiana”? Bem, quem viver verá.

Existem sim muitos lanches ou sobremesas (quero dizer, não refeições) como bolos e tortas que são tipicamente australianos e eu já falei sobre alguns deles nesse post. Vale lembrar que a principal refeição dos australianos é o jantar, ao contrário do Brasil que é o almoço. E café-da-manhã aqui também é diferente, como já falei nesse post.

Ah, antes de entrar mais no assunto, não se engane: o restaurante Outback (tem no Rio e em São Paulo) não oferece comida australiana e sim, americana. Nem tem Outback na Austrália e nunca ninguém viu aquela Blooming Onion.

A comida na Austrália tem, obviamente, muita influência britânica – a chamada “old school australiana” seria com: fish and chips (peixe frito com batata frita), assados (peru, frango, rosbife – quem vem das palavras roast e beef), chips and gravy (batata frita com um molho meio amadeirado), pure de batata, ervilha e milho (o povo aqui ama ervilha e milho, ama!), cordeiro (tem lamb em quase todos os cardápios). Outra coisa que eles adoram e que faz parte da cultura é, assim como no Brasil, o churrasco (lembrando que a Austrália é o segundo maior exportador de carnes do mundo atrás apenas do Brasil e que o churrasco deles tem muita linguiça, as famosas sausages).

Fish and Chips: super light né... é o arroz com feijao australiano.

O que também tem muito aqui são frutos do mar, o que não é difícil para um país-ilha onde a maior parte da população vive no litoral. O salmão da Tasmânia é um dos mais apreciados do mundo, além de vieiras, mexilhões, ostras, camarões... Camarão é um capítulo à parte, pois ceia de Natal que se preze sempre tem um balde de camarão VG cozido e frio com casca, e cada um tem que descascar o camarão que for comer (odeio esse ritual de ficar cheirando a frutos do mar, mas fazer o quê né).

Outra coisa que tem demais, em cada esquina, é algum fast food (mas nao sei se isso se encaixa na categoria "comida"): McDonalds, Hungry Jacks (o Burger King é chamado assim pois o nome ja tinha dono quando a cadeia chegou na Australia). Kentucky Fried Chicken, Subway, Domino's Pizza, Nando's (essa nao tem no Brasil mas é uma cadeia mundial com comidas que tenham frango), etc. E fast food aqui é super barato, uma promocao do McDonals (que australiano chama de Macca's) custa uns 8 dolares, enquanto no Brasil esta quase 20 reais.

Em Brisbane também tem alguns restaurantes de comida italiana mas menos do que tem no Brasil. Em Melbourne tem mais já que existe uma comunidade enorme de italianos (tem até uma rua dedicada à Itália cheia de restaurantes por lá). Tem dois restaurantes de comida italiana aqui em Brisbane que eu gosto muito (já trabalhei nos dois rsrs): o Vespa Pizza e o Arriva. A pizza deles tem a base fina e crocante como a nossa (momento parenteses: mesmo a comida sendo boa, nao va ao Arriva, aquela italianada é o povo mais grosso e sem educacao que eu ja vi na vida!).

Comida latina tem a mexicana (não muito), mas é raríssimo de encontrar alguma coisa dos outros países. Brasileira então, dificilímo (que eu saiba só existia um restaurante brasileiro em Brisbane – o Brazilian Touch – e a comida de lá era horrorosa, ainda bem que o restaurante fechou há alguns meses). Mas se quiser comprar feijao preto, Guarana Antartica, pao de queijo e otras cositas, basta ir no Pennisi na Balaclava St aqui em Brisbane e fazer em casa. Ah, e no último ano virou um pouco de moda a cozinha espanhola e abriram dois restaurantes em Brisbane, mas nada muito grande, a onda está só começando e não sei se vai durar.

Outra coisa que aqui tem muito é o famoso Kebab, que é um espetão de carne ou frango onde eles raspam a carne em pedaços e servem em um pão árabe com salada (já comi muito depois da balada na época de solteira, é uma delícia mas só Deus – ou melhor, Alá – sabem o que vem nessa carne).

A carne do kebab vem nesse espetao, o atendente raspa e a carne cai dos lados...

E assim é feito esse sanduiche.

O que tem muito por aqui, mas muito MESMO é comida asiática e suas variações (pra mim é o que salva aqui na Austrália): tailandesa, indiana, vietnamita, nepalesa, tibetana, chinesa, japonesa, tem até restaurante com comida do Himalaia por aqui. Qual é a diferença? Bem, chinesa e japonesa não vou explicar pois tem muito no Brasil e quem lê já sabe. Se bem que a comida japonesa aqui é um pouco diferente: além do sushi e sashimi de sempre que vemos no Brasil, também tem muito um formato de um sushi mais longo (não cortado) que as pessoas vão mordendo e comendo com a mão. Tem muito restaurantezinho pequeno que vende sushi no centro de Brisbane, e como é relativamente saudavel, é uma das comidas mais comuns do pessoal que trabalha em escritorio (eles pedem pra viagem e comem no trabalho ou em algum parque). Eu como esse sushi pelo menos umas duas vezes por semana, custa $ 2,20 cada um e com tres deles voce fica satisfeito.

Essa é a cara do sushi que se come com a mão e mordendo.

Quanto as outras comidas asiaticas, aqui vai uma brevissima explicacão:

Indiana: bem mais pesada e gorda, com muito curry, cores fortes, pão. Brisbane está infestada de restaurante indiano – só nessa Brunswick St, rua perto da minha casa que seria a Visconde de Pirajá de New Farm/Valley, deve ter uns cinco indianos.

Vietnamita: muitos vegetais, mais sopas com noodles, verdes. Mais leve que a Thai. Um restaurante que adoro aqui em Brisbane é o West End Quan Thanh, a comida é otima e o preco é barato.

Tailandesa: muito coco, curry e mistura de doce com salgado. O Pad Thai é o prato mais conhecido. Um dos meus restaurantes preferidos em Brisbane é o Thai on Brunswick, na Brunswick St, a dois quarteirões de casa. Pra voces terem uma ideia, custa cerca de 15 dolares cada prato (para um casal com entrada e bebida fica em 40 a 50 dolares por refeicao). Fui lá na sexta passada e ontem, segunda (acho que é o restaurante que mais frequento aqui em Brisbane), dá uma olhada em alguns pratos:

Yellow curry de frango.

Stir fry de carne.


Pedi pro Aaron, já que ele é chef, me falar um pouquinho da diferença entre a comida australiana e brasileira:

Australia doesn’t really have a traditional cuisine like French or Italian. Australia is a young, very diverse and multi-cultural country, the food here is based in other countries food. Brazilian food is traditional, derived from somewhere but they have their own peculiar food.

The majority of the menus have the same thing: three same salads (Ceaser, green and a green with something like, let’s say, a lamb or chicken), a pasta dish with meat (like Pesto chicken was a huge thing from the 90s to 2005, 2006), lamp or steak with chips and salad... Here is very standardized and if you want something different try Asian food because the rest will have very similar menus.

While in Brazil I missed affordable lamb (too expensive there), fresh seafood (he also thinks Chilean seafood is better) and Australian beef which is one of the best in the world. The food in Brazil is very simple but well done (basic presentation but the flavour is there). Portions in Brazil are larger. Pizzas in Brazil are better, they really know how to make a pizza well and they are not afraid of trying different flavours. Oh, and of course, the Pastel de Camarao com Catupiry at BB Sucos was just the best, you can't find something like it here.

Bakeries in Brazil are unbelievable. In Australia there are a few small bakeries which can be good but almost all are like McDonalds, they all use the same flour, same products. The bakers do a bakery course and think they know how to bake but there is no passion there.

Overall I think the main difference between Brazil and Australia is knowledge and ability. Australians have knowledge and don’t have ability. Brazilians in the kitchen – at least the ones I worked with – want to show they can do a good job and learn. Some Australians go to the kitchen and call themselves a chef just because they did a course. Now we have this whole generation in Australia that don’t know really how to be a chef (ele está falando do programa de imigração – que acabou de ser cancelado mas que durou uns 5 anos – que despejou milhares de “chefs” no mercado que não queriam saber de cozinha e sim, somente de visto de permanência australiano). In Brazil it seems they are more proud of the food, they learn, they take in.

5 comentários:

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Ai, eu amo o pastel de camarão com catupiry do BB Sucos, no Leblon. Não conheço o pastel do Bibi, ou acho vocês confundiram os nomes das casas (mas tudo do Bibi também é delicioso). O chef conheceu os salgadinhos deliciosos do Bracarense ?
Nunca experimentei comida tailandesa e indiana, mas amo a japonesa e gosto da chinesa. E adoro Kebab também. Na Praça Gen. Osório em Ipanema tem um bem gostoso.
Se a comida australiana é muito calórica pelo menos compensa a saúde os frutos do mar (adoro). Uma dúvida, o tal camarão no balde é comido cru mesmo? Amo camarão, mas...cru?
Ótimo post, Verinha.Adoro comer bem.

Verinha disse...

Oi Ana!

Eu fui nesse kebab da General Osorio mas achei mais ou menos, o daqui tem mais carne, mais recheio... eh mais "suculento".

Ana, que bom que vc le e comenta meus erros, vc tem razao nas duas coisas: nao eh Bibi, eh BB (e eu sempre me confundo com os dois rsrs vc sabe que eu sou loira neh) e o tal camarao nao eh cru, eh cozido mas frio, nao sei de onde tirei cru, deve ser pq eh frio! rsrs (maluca). Mas arrumei lah o texto, agora ta mais claro.

A comida australiana eh meio calorica sim, mas o sushi salva, como bastante... e como muita carne aqui, australiano que se preza sempre tem uma churrasqueira dentro de casa, e conosco nao eh diferente. Ontem mesmo rolou um churrasquinho aqui em casa, alias vc jah estah convidada para um quando vier a Brisbane ;)

Bjs

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Eu também sempre confundia o BB com o Bibi, mas quando fiz curso ali no Brasas do Leblon, sempre lanchava lá e acabei me acostumando.
Eu adoro churrasco e adoro frutos do mar, então vou gostar muito da comida daí. Dizem que a carne é ótima, mas sei que comem muita salsicha que não sou fã.

Li sobre um evento interessante hoje na Australia será que vai ter resultado ?
http://www.generationone.org.au/

Unknown disse...

So nao concordo em uma coisa com o Aron - eu acho a porcao aqui maior que no Brasil. No inicio eu nem conseguia comer tudo, ficava com pena da comida que deixava no prato. Vc paga menos e come mais, bom custo beneficio, haha :)

Flu disse...

avaliação empírica: acho que o que ajudou o brasil a ter cozinhas típicas foi, também, o uso de ingredientes locais, que os índios já usavam, especialmente a mandioca. Sempre imaginei que uma cozinha "típica" australiana serviria bife de canguru e temperos aborígenes (sei lá o que eles comem). Ah, eles não têm uma aguardente local, não? Cheers!