sábado, 20 de março de 2010

Ciclone no pacifico chega amanha a Australia

Amanha de manha (domingo de manha na Australia, sabado a noite no Brasil) o fortissimo ciclone Ului passara entre a cidade de Mackay e Townsville, ao norte de Queensland. Todas as cidades ali perto estao em estado de alerta e o local eh o caminho classico de ciclones na Australia. Varios jah passaram por ali e o estado de Queensland todo ano sofre com ameacas de ciclone tropicais entre novembro e abril.


fonte aqui

Apesar da imensa maioria dos impactos diretos do ciclone ocorrerem ao norte do estado, muitas vezes acontecem reflexos ao sul tambem, principalmente pelas imensas ondas e chuvas que eles provocam.

Para dar um exemplo tragico do efeito desse ciclone ameacador que estah a caminho da Australia, ontem um menino de 19 anos, salva-vidas, morreu durante o campeonato Australian Surf Life Saving Championships na praia de Kurrawa, em Gold Coast. Segundo o jornal, o garoto, chamado Saxon Bird, tambem surfista profissional, encontrou um mar fortissimo pela frente e caiu na agua enquanto estava remando o seu caiaque, e o seu proprio caiaque bateu em sua cabeca, com isso ele afundou insconsciente. Apos intensa procura, soh o acharam uma hora depois do episodio, jah morto. Segundo a mae dele, suas ultimas palavras foram "I don't want to do this" (participar do campeonato, jah que as ondas estavam enormes). Deu no que deu.

Quando eu cheguei aqui pela primeira vez em 2006 lembro que fui no supermercado e o quilo da banana estava 16 dolares. "Como assim??!", perguntei pra uma funcionaria do supermercado. "O motivo eh o ciclone que acabou de passar no norte de Queensland destruindo diversas plantacoes de banana" (e como a Australia nao importa a fruta de outros paises devido a quarentena, o preco aumenta).

Nesse final de semana uma colega do trabalho ia para Airlie Beach, bem no caminho do ciclone, mas a operadora de turismo cancelou a viagem dela. Para voce ter uma ideia, sao esperadas ondas de ateh oito metros nesse que parece ser um dos ciclones mais fortes dos ultimos anos. Nesse link voce pode acompanhar ao vivo, via satelite, a trajetoria do ciclone. Agora eh soh esperar, rezar e se proteger.

********

Atualizacao (domingo de manha): o ciclone passou pela costa hoje de manha e, segundo o jornal, os danos foram moderados. No momento 60.000 casas estao sem energia eletrica, os aeroportos da regiao estao fechados, barcos foram destruidos e mihares de casas foram danificadas mas nada muito grave. Segundo testemunhas, o barulho do ciclone foi aterrorizante - parecia o som das turbinas de um aviao jumbo. De qualquer forma o governo ainda esta tentando descobrir qual foi a extensao real do ocorrido.

Nenhum comentário: