sexta-feira, 5 de março de 2010

Notícias do terremoto no Chile

Não é sobre a Austrália, mas como este blog tem um correspondente internacional no país (meu irmão), eu achei que valeria publicar as palavras dele sobre o terremoto no Chile (que confio muito mais do que qualquer matéria sensacionalista dos jornais).

*********

Santiago se comportou muito bem no terremoto, realmente fiquei impressionado. O prédio do banco (onde ele trabalha) é novo, e muito seguro, não teve nenhum problema. É até melhor que eu trabalhe no térreo pois assim sinto menos as réplicas, quem está nos andares mais altos realmente não fica tranquilo, os edificios se mexem muito e são feitos para isso. Se fossem estáticos se quebrariam em qualquer tremor de terra.


Ontem teve 2 réplicas fortes, de 6 graus, e vai continuar tendo por pelo menos uns 2 meses, mas a tendência é que cada vez sejam com menos intensidade. Esses "terremotinhos" são normais, e só afetariam as construções com danos estruturais. Todos os prédios aqui são construídos com o código de obras implementado principalmente depois do terremoto de 85, que foi bem menor que esse (7.7°). Pela força do terremoto, em qualquer outro país os mortos estariam na casa das centenas de milhares.

Em Santiago nao caiu nenhum prédio, só em Concepción caiu um. Claro que aqui tem uns 10 edifícios que tiveram que ser desalojados e provavelmente serão demolidos, mas nao caíram. E lá em casa não aconteceu absolutamente nada. A vizinhança inteira aguentou bem, no meu caminho de casa pro trabalho não tem nada que pareça que 5 dias atrás teve um terremoto de 8° (8,8° no Sul).

Depois dessas cenas dantescas dos saques em Concepción, a coisa lá está controlada, e a ajuda chegando. Aqui em Santiago por todas partes é impressionante o movimento de solidariedade, de ajuda pros afetados, como aconteceu logo após o terremoto, quando vizinhos que nem conhecíamos se preocupavam em como estávamos. Sempre vi tranquilidade, não vi nenhuma cena de desespero.

O meu sogro foi anteontem pro Sul "resgatar" a minha sogra, foi de ônibus e chegou sem problemas, a estrada está com alguns desvios mas não está interrumpida. A Mafalda já está há 3 dias com água, luz e na casa não houve nada, apesar de estar perto do epicentro.

Lá em casa ontem voltou a Internet, TV a cabo e o telefone, assim já estou com comunicação. E depois desse terremoto, a placa já liberou energia suficiente para que por muitos anos não aconteca outro terremoto tão forte. Fora que a falha fica no litoral, entao Santiago nunca vai estar a menos de 100 kms do epicentro. Então teremos várias décadas de tranquilidade.

Depois de 5 dias que começamos realmente a dimensionar o acontecido. Ninguém do trabalho, conhecido ou da família da Paula sofreu nada. Só um casal de amigos que mora em Santiago mas é de Constitución, a cidade com mais mortos, que está com a familia lá desabrigada, mas viva.

Aqui no banco atendemos um monte de brasileiros que ficaram impossibilitados de voltar. A maioria bem tranquila, pensando que agora tem história para contar aos netos. Uma pequena minoria histérica, mas nada que um par de tapas na cara não os façam voltar a razão.

Assim temos total certeza de que estamos seguros. Na 2a feira, quando cheguei ao banco e pude entrar na Internet, realmente me deu raiva alguns jornais brasileiros dizendo praticamente que Santiago estava em pânico, com destruição por toda parte. Noticia ruim é que vende. Estamos muito bem, foi só um bom susto.

Bom, o terremoto realmente foi e está sendo uma calamidade mais que absurda, um verdadeiro desastre, mas o Centro-Sul do país e principalmente esse litoral é que está nesse estado de calamidade. Ocupados pelo exército, com toque de recolher, sem servicos básicos... Constitución, uma cidade de 50 mil pessoas, está com 70% destruído, por exemplo. Santiago, apesar do aeroporto complicado, alguns viadutos que caíram, uns 30 mortos, edifícios interditados, realmente não se compara com o que houve no Sul.

2 comentários:

Anônimo disse...

nao tem preparacao para um susto desses!! mas melhor que o haiti semduvida!

carol

Verinha disse...

Eh mesmo Carol, deve ter sido um susto e tanto. Um amigo meu me falou uma vez que um terremoto eh uma das coisas que mais faz voce se sentir vulneravel na vida: afinal, o chao deveria ser a sua "seguranca", o unico lugar onde vc acha que nada vai acontecer. Mas acontece, e quando acontece hein...

Obrigada por aparecer no blog, vc eh a mesma Carol que jah comentou algumas vezes antes? Se for, que bom que vc apareceu de novo.

Abracos
Vera