O típico Australia Day é comemorado com um churrasco e com as pessoas vestidas com qualquer coisa que tenha a bandeira ou as cores australianas. Esse também é um dia muito especial para aqueles que resolveram se naturalizar australianos já que, tradicionalmente, há várias cerimônias de entrega da “Cidadania Australiana” para os imigrantes em diversas cidades do país (um dia eu terei a minha!). Também existe uma premiação anual muito prestigiada do “Australian of the Year".
Na semana passada toda os jornais só falaram sobre o Australia Day, existe um site dedicado exclusivamente ao assunto (vale a pena dar uma olhada) e também milhares de pesquisas que ressaltam o “espírito australiano” ou o que significa ser um verdadeiro aussie (ou ozzie). Por outro lado, infelizmente às vezes acontecem algumas confusões de alguns idiotas racistas que, ao invés de entrarem no clima de paz e união, entram na onda de racismo e briga contra estrangeiros, provavelmente alimentados pelo álcool.
Qantas (cia aérea)
Quem veio ou procurou passagens para vir a Austrália já se deparou com a Qantas – aliás, não é difícil esquecer o logotipo da empresa, vermelho com um canguru pulando no meio. Para quem não sabe, Qantas significa Queensland and Northern Territory Aerial Services Ltd (lembra? Queensland é o estado onde Brisbane é a capital, e Northern Territory é outro estado australiano). Atualmente essa companhia aérea voa para todos os continentes do mundo e, até ano passado, o trajeto Brasil-Australia e vice-versa parava em Santiago, mas agora a conexão mudou para Buenos Aires.
Pavlova
É uma torta com cobertura de suspiro e frutas. Mas existem controvérsias e os neo-zelandeses falam que é uma invenção deles e não dos australianos (assim como o Russel Crowe que os australianos teimam em falar que é aussie, mas na verdade nasceu na Nova Zelândia). A torta é boa, mas não é a minha preferida.
Torta de carne (a famosérrima Meat Pie)
Enquanto nós brasileiros temos bolinho de bacalhau e coxinha de galinha, eles tem a meat pie que é tipo uma torta pequena de carne – mas tem vários outros recheios como frango com queijo, carne e bacon, etc. Parece bastante com a nossa empada com um tamanho um pouco maior, mas é menos farofenta e me parece ser mais gordurosa.
Lamington
Bolo de baunilha coberto de chocolate e raspas de coco. Chamado assim por causa do Barão de Lamington, que foi governador de Queensland entre 1896 e 1901.
Green and gold
Acho que todo mundo já sabe que as cores oficiais da Austrália também são o verde e dourado (quem nunca viu o time de futebol australiano jogando na Copa do Mundo ou qualquer australiano em alguma Olimpiada?). As cores tornaram-se oficiais em 1984 pelo governador geral da Austrália, e são as cores de uma árvore muito comum por aqui, a Wattle Tree. Outra teoria diz que o verde vem da natureza e plantas - assim como o nosso - e o dourado, do outback australiano.
Vegemite
Já comentei sobre Vegemite no post sobre as manias dos australianos, e uma delas certamente é essa pasta preta de levedura. Acho horrível! Mas o que era para ser um ícone australiano na verdade virou americano, já que a marca Vegemite foi comprada pela multinacional Kraft Foods.
Tim Tams
Um biscoito de chocolate que os australianos amam. Tem até um jeito bem ozzie de se comer: primeiro, morda os dois cantos, um de cada lado. Em seguida, use-o como um canudo para beber o café. O calor do café vai derreter o chocolate e ele vai ficar parecendo uma calda de chocolate quente (faz a maior bagunça, mas é uma delícia).
Churrasco Australiano
Assim como no Brasil o clima australiano permite às pessoas relaxarem no quintal de casa com uma refeição feita em um grill. Aliás, a churrasqueira mais comum aqui é com grill e a gás, e não com carvão como a nossa (algumas pessoas também usam churrasqueiras com carvão, mas poucas). Tudo para australiano é motivo para ter um churrasco (e beber, claro), e no Australia Day a maior tradição de todas é justamente fazer um.
Caminhonete (ou Ute)
Sabe aquele carro com caçamba de caminhão e frente de sedã? Dizem que nasceu na Austrália em 1933 quando uma australiana escreveu uma carta para o Gerald Ford dizendo: "Can you build me a vehicle that we can go to church in on Sunday without getting wet, and my husband can use it to take the pigs to market on Monday?"
.
Bundaberg Rum
Se tem alguma coisa nessa vida muito, mas muito australiana mesmo é o Bundaberg Rum, produzido na cidade de mesmo nome aqui no estado de Queensland, a 380 km ao norte de Brisbane. Não por acaso Bundaberg (a cidade) tem uma grande produção de cana-de-açucar, o que facilmente gera os 37% de puro álcool dessa bebida que cai como uma luva na cachaceira alma australiana. E, pior, eles adoram misturar esse rum com coca-cola (irc, mais doce impossivel!) - aliás, voce pode encontrar latas de "mixed drinks" já prontas sendo vendidas nas BWS (aquelas lojas que vendem bebidas alcoolicas - se voce ainda nao conhece, leia esse post). Segundo o site, Bundaberg Rum é Truly the Famous Aussie Spirit (repara no trocadilho: spirit, alem de espirito, significa bebida "quente" como whisky, vodka, tequila, etc).
4 comentários:
Eu quero um Lanmigton e uma dose de Bundaberg Rum !
Quando estiver aí vou experimentar essas delícias !
Oi Ana, legal ver seu comentario, adoro as pessoas que comentam (eu sou uma delas). O blog fica mais rico com uma opiniao diferente...
Olha, tem que ter cuidado com o rum, eh fortissimo viu!
Quando vc chega na Australia e aonde vai morar?
Bjs
Em breve,
Vou estudar.
Cara,37% de alcoll,os aussies gostam mesmo de beber,hein??!Meu anigo falou qute ma balda de graça na Australia e que ainda pra mulher alugumas baladas a bebida é de graça,verdade??
Só feijão que não vi...aliás tenho uma alimentação bem saudável no Brasil e estou com medo que lá (ficarei em Perth) não tenha tantas opções ascecíveis e saudáveis...
Postar um comentário