quinta-feira, 13 de maio de 2010

Churrasco coreano em Chinatown

Ontem tive uma experiência gastronômica inesquecível realizada aqui pertinho da minha casa em Chinatown. Pois é, não é só em Nova York, Londres, Berlim e São Paulo que tem Chinatown não, Brisbane também tem a sua. Obviamente a Ásia é vizinha da Austrália, com isso todas as grandes cidades australianas tem uma Chinatown (que, apesar do nome, tem muito mais do que só coisas da China). Em Melbourne e Sydney a Chinatown é enorme, assim como a de Nova York que é praticamente um bairro. Já aqui em Brisbane a "Chinatown" deveria se chamar "Chinablock" ou quase "Chinastreet" por razões óbvias. Mas mesmo sendo pequena, não deixa nada a dever as suas irmãs maiores.

Vista de Chinatown:



Se você está em Brisbane com vontade de comer comida chinesa, coreana, japonesa, vietnamita, tailandesa... o melhor lugar sem dúvida é ir a Chinatown, que acabou de passar por uma reforma e está com uma cara diferente, mais moderna mas ainda com um clássico toque oriental (mais dicas de comida asiática nesse post). Ontem a noite rumamos em direção a esse pedacinho da Ásia a procura de um bom jantar, Chinatown fica só a quatro quarteirões da minha casa. Andamos e andamos, já que a quantidade de restaurantes é enorme, sempre parando na porta dos lugares para ler os menus ou ver as fotos dos pratos (acho que é mania na Ásia – 90% dos restaurantes tem as fotos dos pratos na vitrine).

De repente um restaurante de churrasco coreano nos chamou a atenção. Ahm, como assim? Yeap, Korean BBQ. Olhamos as fotos e parecia uma delícia: um grill bem no meio da sua mesa, as garçonetes trazendo camarões, lulas, carnes, tudo cru e pronto para ser colocado nessa chapa quente bem a sua frente... hummm. Daí veio em nossa direção a garçonete coreana tentar nos convencer a entrar, falando com aquele sotaque carregado “Thirty dollars all you can eat, very very good”. Além de frutos do mar e carne, nesse preço estão incluídos entradas como gyoza, rolinho primavera, saladas de cogumelos ou salmão defumado com abacate, panquecas japonesas, pratos principais, sushi... olha uma parte do menu aí embaixo. Não precisava falar nada, já estávamos convencidos que era lá mesmo. Pra quem quiser saber, o nome do restaurante é Chingu e fica na rua principal de Chinatown.


Quando se chega no restaurante, é assim que a mesa está: o grill coberto por uma tampa feita de vidro estampada com desenhos asiáticos. Depois essa mesa vira uma bagunça.

O grill sem a tampa.

E a brincadeira começa...



Antes de entrar passamos em um Bottle Shop já que o restaurante era BYO (Bring Your Own) – já expliquei isso no blog, mas explico de novo: na Austrália ou os restaurantes são “fully licensed” (tem licença para vender álcool) ou são BYO (não vendem álcool mas em compensação você pode levar a sua bebida). Compramos duas garrafas de vinho e lá fomos nós.

Realmente é muito bom conhecer outras culturas: não é genial essa idéia de ter uma “churrasqueira” na sua própria mesa? Não sabia que isso era costume na Coréia, mas se é, já gosto mais da Coréia.

Eu e o Aaron moramos em uma casa grande e alugamos os quartos para estudantes para economizar dinheiro do aluguel. Em um quarto está um alemão, o Haka, e no outro quarto está um casal – ele canadense, o Dean, e ela coreana, a Rachel. Quando chegamos em casa contamos para ela que fomos nesse restaurante e ela não acreditou. Era assim que ela comia na Coréia. Aliás, comida coreana é super saudável, pouca fritura e muita comida natural e fresca (não processada). Vejo o que ela cozinha lá em casa e fico com vergonha dos meus misto-quentes.

Se você um dia for visitar a Austrália, não deixe de ir para algum restaurante asiático. Eu sempre me surpreendo e acabo experimentando comidas diferentes e até métodos diferentes como esse do grill na mesa. Eu não sinto falta de comida brasileira pois aqui tem tanta variedade... sinto falta sim de casas de sucos e sanduíches como Polis e etc, mas comida mesmo, não posso reclamar por que aqui tem de tudo. Até churrascaria brasileira tem aqui (abriram uma em Brisbane há duas semanas atrás). Mas essa eu conto depois.

2 comentários:

Unknown disse...

Hummmm...O que vc escreveu me deixa com mais vontade de chegar logo aí. Mas o importante é mesmo ver vocês! Beijos

Verinha disse...

Hi mum, vc já tem uma lista de restaurantes pra ir... rsrs