segunda-feira, 24 de maio de 2010

Regras e leis australianas

Nessa sexta que passou eu estava em um bar no centro de Brisbane com alguns amigos e, como de praxe, um grupo saiu para fumar já que é proibido fumar em lugares fechados. Assim como milhares de fumantes fazem todos os dias, uma das meninas (brasileira) jogou a bituca de cigarro na calçada e adivinha o que aconteceu? Um policial a viu e ela levou uma multa na hora: 200 dólares. E não tem mas, porém todavia contudo não, é multa certa.

Aqui na Austrália é assim: não obedeceu, levou. Muitas pessoas reclamam que a quantidade de leis e regras é exagerada – eu, sinceramente, tenho dúvidas: às vezes acho que é um pouco demais sim, mas acima de tudo acho que são necessárias para uma sociedade viver em ordem e harmonia. Discussões à parte, uma coisa é certa: em relação a ter e seguir regras, a Austrália é completamente diferente do Brasil. Primeiro, por que a lei funciona. Segundo, por que ela funciona para todos – ricos e pobres. Terceiro, por que a polícia é respeitada e bem equipada, com profissionais treinados.

Para os businesses (bares, lojas, empresas etc) existem regras meio exageradas o que daria assunto para outro post. Por exemplo, essa eu aprendi quando fiz curso para virar garçonete (taí um exemplo de lei: todo mundo que serve álcool tem que fazer um curso) – se o cliente ficar bebum e for atropelado quando sair do estabelecimento, adivinha de quem é a culpa? Do bar que o serviu até ele ficar bêbado, e não do cara que bebeu além da conta. E aí o bar teria que pagar uma multa pesadíssima por isso. Ou se um garçom for pego servindo álcool a alguém que já está visivelmente embriagado, a culpa é do garçom e do bar, e não do sujeito. Multa pro bar e multa pessoal pro garçom.

Seguem alguns exemplos, mas a lista é claro, é muito maior:

Fumar: proibido em qualquer lugar fechado. Alguns poucos pubs e bares tem um pátio aberto que permite fumar, mas você precisa de uma licença especial. Ah, e um detalhe: é proibido fumar na praia. Yeap.

Bebida alcóolica: proibido beber em lugares públicos como parques, praias, etc. Claro, você pode beber dentro da sua casa ou em um restaurante licenciado ou em um bar. Beber e dirigir obviamente é uma ofensa gravíssima, mas pelo menos aqui você pode tomar duas latas de cerveja ou uma taça de vinho antes de dirigir.

Assim como no Brasil, para comprar álcool ou tabaco você tem que ter no mínimo 18 anos (mas aqui eles pedem carteira em 100% dos casos – outro dia me pediram quando fui comprar vinho em um bottle shop, fiquei tão feliz).

Você não pode vender nada nas ruas (incluindo para outra empresa) sem ter uma licença especial (com exceção de garage sales – que são vendas de coisas pessoais na garagem da sua casa). Multa pesada se o fizer. Camelô? Jamais.

Andar de bicicleta sem capacete (sim, obrigatório o tempo todo) ou dirigir o carro sem cinto de segurança (inclusive no banco traseiro) dá multa. Bicicletas são considerados veículos na Austrália, e os motoristas de carro devem dar espaço aos ciclistas (porém nem sempre eles fazem isso). O ciclista deve usar o braço para sinalizar se for virar à direita ou esquerda. Bicicletas são proibidas em rodovias de alta velocidade e nas grandes cidades existem faixas especiais para ciclistas. Ah, e a noite toda bicicleta tem que usar uma luz traseira e dianteira, obrigatório também. Eu vou pro meu vôlei a noite de de bicicleta com capacete e luz traseira, mas a dianteira queimou, e eu fico super preocupada de levar multa...

Para aqueles que adoram brigar, saibam que tocar em uma pessoa sem seu consentimento é considerado invasão de privacidade e pode acabar com processo. Não estou falando em dar um chute em uma pessoa não, apenas tocá-la é considerado uma ofensa. Você pode gritar, jogar coisas no chão, o que for, mas se você ofender verbalmente ou dar um soco em uma pessoa, já era, você terá problemas. A justiça é rapidíssima nesse caso geralmente dando multas graves ao agressor.

Se você está dirigindo e um pedestre começar a andar na faixa de pedestre, você tem que parar e esperar ele atravessar a rua. É lei. Não fez isso, leva multa.

Se você não pagar uma multa, ela se torna maior a cada mês, e caso você fique um bom tempo sem pagar você pode ter seus bens confiscados ou ser levado à prisão. Isto é, se você deixar a Austrália sem pagar uma multa, quando retornar em um futuro distante é capaz de você ter uma bela surpresa – isso se eles deixarem você voltar!

Aqui na Austrália tem que ficar ligado, não tem jeito. E não tem conversinha não, a melhor estratégia é simplesmente seguir a lei, o que leva um tempo para se acostumar, mas não é tão difícil assim e ver uma sociedade funcionando é recompensador. Eu acho que não seria nada mal se todos os brasileiros passassem um tempo na Austrália para sentir na pele como é um país que segue as leis...

10 comentários:

Fernanda disse...

Olá, me passaram seu blog e comecei a ler, e adorei!
E realmente lá as leis funcionam...
Bjs e parabéns pelo blog! :)

Verinha disse...

Oi Fernanda, bem-vinda e obrigada.

Pra dar um exemplo de como as leis são fiscalizadas o tempo todo, ontem mesmo, plena segunda-feira às 8 da noite eu fui parada por uma blitz que fez o teste do bafometro. Aqui ele dura 5 segundos e TODO mundo é parado - você não tem que fazer nada, só soprar no canudinho e ir embora (se não tiver bebido nada claro).

Enfim, tinha que contar esse episódio que aconteceu justamente no dia que eu escrevi esse post...

Bjs e apareça :)

Verinha disse...

Vai na forma de comentario mais um adendo ao post: o Aaron acabou de me contar que hoje fez um curso de CPR (primeiros-socorros). Perguntei o obvio: por que?

Eh lei, quem trabalha na cozinha tem que fazer.

No Brasil eh assim?

Bem, acho que toda vez que souber de uma lei nova vou comentar por aqui.

Vai ser o post mais comentado do blog rsrs.

Brau disse...

Verinha, querida! Vim aqui te ler - tô pra fazer isso há séculos... :P

Adorei o post - AMO país de primeiro mundo! ;)

Palmas pros aussies....

Beijao amiga!

(minha folha está quaaase chegando!) :D

Baby Aanestad disse...

PS: é a Bruna, rs. Postei com o profile errado. :P

Baby Aanestad disse...

HAHAHA! Eu quis dizer: minh *FILHA* está quase chegando... Kkkkkkkk... :P

Verinha disse...

Bruna!

Sabia que você foi a primeira a comentar no blog, há um tempão atrás? Bom ter você de volta.

Pela foto do seu perfil dá pra ver que a sua filha está chegando :-) barrigão hein! Vai nascer no Texas? Pelo que li, você não volta mesmo pro Brasil né...

Saudades de você!

Beijão

Arthur Moura disse...

Verinha Querida,

Excelente post. Acredito que algumas leis severas fazem realmente efeito. Claro que têm que mexer com o bolso do cidadão. Jogou guimba no chão duzentinhos...
Sem surtos claro! Como por exemplo a culpa é do garçon... e na Suiça, dar descarga depois das 23:00PM é proibido. Desturbio do silêncio. Multa! Aí já acho meio demais...
Na Dinamarca, foi pego bêbado dirigindo, além de uma multa super alta, passa uma noite na cadeia para "pensar" no que fez. Foi pego novamente, nunca mais pode dirigir qualquer veículo com motor e se não me engano fica preso uns três ou seis meses algo assim...

Muito bom o Post.

Beijo enorme Arthur

Ps. Como tá o clima aí para a Copa do mundo? Eles não são muito fãs de futebol não? Acho que é Rugby, Cricket correto?

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Sobre futebol, o Russell Crowe, que se não me engano, tem um time de rugby, disse que a Austrália vai fazer bonito na Copa. Será ?!? rsrsrsrs.
Ótimo post, Verinha. Sinceramente, acho que essas regras são fundamentais numa sociedade que pretende ser respeitosa com cada cidadão. Aqui constroem favela embaixo de viaduto e em cima de lixão e só depois da tragédia é que vem o discurso. Acho que no Brasil a Lei Seca é uma boa iniciativa.

Verinha disse...

Ana!!! To atrasada mas antes tarde do que nunca :)

(teclado sem acento, sorry)

Pra quem mora na Australia a Lei Seca nao eh soh uma "boa iniciativa", e sim, eh a UNICA iniciativa. E nao soh pra policia mas pra sociedade. Aqui nao rola essa de Twitter sobre as blitzes da Lei Seca (o que eu acho um absurdo), as pessoas sao conscientes, ateh pela propria execucao das leis, todo mundo jah nasce e cresce sabendo que nao tem essa de beber e "dar um jeitinho".

Mas aqui eh muito diferente, essas blitzes sao escondidissimas. Voce vira numa curva ou comeca a descer numa ladeira e PAH, eh blitz, nao tem pra onde correr nao. Lembro que em Ipanema tinha ateh um balao pra avisar sobre a blitz (ou melhor, fazer propaganda no pior sentido da palavra). O "malandrao" via o balao e dava meia volta ou virava a curva, se mandava. E o objetivo da Lei Seca?Jah era.

Meu maior ponto, e eh o que sempre discuto com amigos, eh o seguinte: o negocio nao eh a lei em si, mas como fazer com que ela seja cumprida.

Planejar, sonhar, viajar, isso qualquer um faz - basta ter um cerebro com dois neuronios - mas EXECUTAR e MANTER, isso que eh o barato da coisa. E se isso nao rola, sonhos continuam sendo sonhos nao eh mesmo? Tanto para pessoas, como para cidades ou paises.

Mudando de assunto...

Jah falei uma vez e falo de novo: foi mal pela demora na atualizacao e respostas aqui no blog.

Alias, se eu ganhasse alguma coisa pelo blog e pudesse viver disso, pode ter certeza que a qualidade, periodicidade, formato, varias coisas estariam diferentes, e pra melhor.

Beijao
Vera