terça-feira, 17 de novembro de 2009

Questao inevitavel... Brazil X Australia

Brasil X Australia: por que um e nao o outro, por que o outro e nao um?

Questao muito dificil e complexa essa. Sabe por que? Por que por mais que as pessoas adorem estereotipar as coisas, criando rotulos, explicando os motivos de sua preferencia geralmente querendo convencer o interlocutor, nao adianta: um pais soh eh melhor do que o outro dependendo de cada pessoa, do modo como essa pessoa o percebe, da fase de vida dessa pessoa, do que ela gosta, nao gosta, quer da vida e nao quer.

Soh "cada um sabe a dor e a delicia de ser o que eh", ou seja, soh nos sabemos o que nos faz feliz, ninguem mais - marido, mae, irmao, melhor amigo, nem eles, por mais que a gente tente explicar.

Tambem nao dah pra dizer "o Brasil eh o meu pais e por isso eh nele que eu tenho que ficar" ou "a Australia eh um Brasil que deu certo, seguro e cheio de oportunidades". Nao, essa eh uma visao por demasiado simplista. Nao concordo com ela, ateh pq quando eu falo de Brasil, falo do Rio de Janeiro, cidade onde morei por quase toda a minha vida, e o Brasil eh muito maior do que a Zona Sul.

Bem, chega de bla-bla-bla, vou falar o que me atrai na Australia:

  • O jeito "no worries" das pessoas.
Sim, aqui as pessoas sao, em geral, realmente relax, tranquilas, educadas... nao vejo muito a grosseria que via no Brasil. As pessoas se percebem, se olham, falam "good morning", "good afternoon", tudo de igual pra igual - ateh por que aqui eh sim, tudo igual. Bem, tudo isso exceto quando eles bebem, mas isso eu falo quando contar os pontos negativos.
  • A IGUALDADE social.
Aqui a maior parte das pessoas tem uma boa vida - economicamente falando (tah, nao vou entrar em detalhes sobre os aborigenes, mas eles vivem lah no norte da Australia e eu quase nao os vejo nas ruas - bem diferente de como via frequentemente os mendigos e pivetes no Brasil). O que nos, brasileiros, chamamos de "sub-emprego" pra eles eh um emprego como outros, aonde o garcom, o lixeiro, o motorista de onibus, quem quer que seja, estah inserido por inteiro na sociedade e usufrui de um estilo de vida com pouca variancia se comparada a camada mais rica da populacao. Claro que existem diferencas, mas sao muito poucas se comparadas a gritante distancia entre o rico e o pobre do Brasil.

  • A tranquilidade.
Acho a causa disso tem varios fatores, e segundo a minha teoria, um deles seria o tamanho da populacao. A Australia tem quase o mesmo tamanho do Brasil e uma populacao 1/10 da brasileira. Se no Brasil somos quase 200 milhoes, aqui na Australia sao meros 22 milhoes. Isso faz uma enorme diferenca (alias, eu fico imaginando a India, que loucura que deve ser - 1/3 do tamanho da Australia com 1 BIlhao de pessoas!). No Brasil eh gente demais pra usufruir das estradas, do sistema publico de saude, para ir a praia no domingo, pra comer em um restaurante - isso sem contar a educacao do povo... Temos filas, muitas filas, gente pra dedeu, em todo lugar, e na Australia nao eh assim, pelo contrario. Isso traz sim muita tranquilidade, menos tensao, uma vida mais calma e com menos estresse. Somado a isso a gente volta ao primeiro ponto - sobre o jeito de ser das pessoas (bem diferente de muitos brasileiros "ixxxperrtos"), e voila!, um pais relax de se viver.
  • Regras claras para tudo - e fiscalizacao constante.
Eu pensei um pouco antes de colocar esse ponto aqui. Minha duvida era: esse eh um ponto que eu gosto sobre a Australia ou que eu nao gosto? Gosto sim, por que acho que a historia eh simples: se as regras nao sao claras, e se a fiscalizacao nao for constante, vira tudo uma zona. Lembro que na minha primeira semana no Brasil apos 2 anos morando aqui, fui ao Leblon, bairro dos bacanas, com uma amiga minha. Rodamos pelo bairro e nada de encontrar uma vaga. Daih ela viu um buraco na esquina, e nem titubeou: ligou a seta e foi direto em direcao a vaga. Euzinha, coitada "Mas fulana, aih eh totalmente ilegal, eh serio que vc vai parar aih?" "Ahhh Verinha, quale, maior vagao, fala serio neh, virou australiana agora foi?!" E, pra piorar, vem o cara do Vaga Certa correndo e ajudando ela a parar na tal "vaga". Quando voltamos duas horas depois o carro estava lah, parado no mesmo lugar, sem multas. E o pior eh que eu sei que se acontecesse alguma coisa com o carro, ela ia reclamar horrores, falar que eh um absurdo e tal, que todo mundo faz isso, etc etc.

Tudo errado.

Como disse, na Australia as regras sao claras, e eh por isso que a sociedade consegue viver com tranquilidade, as pessoas se respeitam e sao menos egoistas. No Brasil a gente fala tanto como os brasileiros sao pessoas maravilhosas, amorosas, etc. Sao mesmo? Uma coisa eh abracar e beijar a sua familia entre quatro paredes, outra eh respeitar o proximo, saber que a sua acao pode sim prejudicar uma pessoa que voce nao conhece. E no Brasil, infelizmente, a maioria das pessoas nao estah nem aih.
  • A seguranca.
Engracado que, em cada ponto que eu coloco, eu vou reparando como eles estao interligados. Pensa bem: as pessoas sao tranquilas pois elas tem mais oportunidade de vida e seguranca e a seguranca acontece por que as regras sao claras e a fiscalizacao eh constante...

Quando o assunto eh seguranca, vira covardia - aih nao posso nem comparar com o Brasil, alias, com o Rio. Aqui em Brisbane praticamente nao existe assalto a mao armada, roubos, assassinatos, etc. Essa preocupacao neurotica com seguranca que os cariocas tem eh motivo de surpresa e choque para muitos australianos que ficam sabendo da historia.

Gracas a Deus eu estou aqui viva e saudavel e nada de muito grave me aconteceu nos 28 anos que vivi no Rio, mas e se tivesse acontecido? E se - jah que a probabilidade eh alta - eu tivesse levado um tiro? Uma bala perdida? E se eu tiver um filho que cresca no Rio e ele for adolescente e quiser ir para uma festinha sozinho? Eu fico com pena da minha mae, que deve ter tido muitas noites em claro... a sorte dela eh que subiamos pra serra em Itaipava - um lugar bem mais seguro - quase todo final de semana. Mas e a tensao, o estresse? Vale a pena viver assim? Hum.
  • As pessoas em geral trabalham pra viver - e nao vivem para trabalhar.
Nos brasileiros estamos cansados de saber que existem milhares de pessoas lutando por um emprego. Se voce trabalha em uma empresa boa e conhecida, entao, voce sabe que a sua vaga eh visada por varios "competidores", pessoas do mais alto nivel de formacao que gostarianm de estar no seu lugar. Aqui na Australia, muitas vezes, eh ao contrario. Em algumas areas existe o "skills shortage" que eh a falta de pessoas com conhecimentos especificos para preencher algumas vagas de trabalho. Por isso, achar um emprego bom aqui eh bem mais facil do que no Brasil. E tem mais: quando dah 5 horas da tarde, a galera vai embora pra casa. Sim sim, 5 da tarde, embora, casa, vida, sem medo de ser feliz.

Em uma empresa que eu trabalhei no Rio lembro que as 6.30pm se alguem ia embora, as pessoas faziam algumas gracinhas como "jah indo embora? Tah desmotivada?". No Brasil o povo adora falar que esta super ocupado, que tem uma pilha de coisas pra fazer, todo mundo fica se olhando pra saber que horas fulano ou sicrano vai embora - e quanto mais tarde, melhor. Uma pena.
  • Na Australia voce pode mudar de carreira aos 30, 40, 50... e isso eh bem comum.
Isso eh quase inimaginavel no nosso pais. Quem muda de carreira muitas vezes eh taxado de louco, irresponsavel, de nao pensar no futuro, daih pra baixo. Os poucos corajosos que tentam sabem a pedreira que vao encontrar pela frente: continuar trabalhando, estudando a noite por anos, pagando um absurdo pela faculdade - tudo isso pra ganhar uma miseria quando se formar. Nao estou dizendo que na Australia isso eh facil, acho que em qualquer pais do mundo eh uma decisao dificil, que deve ser muito bem avaliada. Mas que na Australia esse processo todo eh bem menos doloroso do que no Brasil, ah, isso eh. Primeiro, como disse antes, qualquer profissao aqui ganha um salario digno: isto eh, os iniciantes na profissao nao vao ficar na sarjeta. Dependendo da profissao, ele vai ganhar mais que muito profissional com experiencia do Brasil. Segundo, essa pessoa nao vai ter que pagar um absurdo pela faculdade pois existe um excelente beneficio para os cidadaos, onde voce comeca a pagar a faculdade soh depois de se formar.

Fora isso, ateh mesmo o governo reconhece a situacao e cria programas e planos especificos para lidar com isso. Por exemplo, a area de educacao do governo australiano criou um livrinho destinado aos pais dos adolescentes que estao prestes a ingressar na faculdade. O guia pretende ajudar os pais a orientar seus filhos sobre essa tao importante decisao - que no Brasil, vale lembrar, a gente reforca o tempo todo que escolher uma faculdade eh uma decisao para a vida inteira. Pois bem, leia aqui um trecho desse livrinho, acho que ele resume bem o que eu quero dizer:

Remember that almost everyone will change career direction multiple times in their lifetime, and your teenager may eventually take up a job that does not exist yet. What you are looking to do is find a starting point with your teenager.

**********

Como falei no comeco desse post, esses sao apenas alguns dos lados positivos da Australia, mas assim que eu tiver um tempinho, conto quais sao os pontos negativos. Certamente, a saudade da familia e dos amigos queridos e a distancia do Brasil sao alguns deles. Alias, posso ter parecido um pouco pessimista em relacao ao Brasil, mas se voce ler direito, verah que eu nao fui. Fui apenas realista. Em breve vou falar sobre tudo de bom do Brasil tambem, e tem muita coisa, muita! Mas falo sobre isso em outro post. Ate la!

2 comentários:

Bruna Cirelli disse...

Amiga, fantástico o texto. Por vários motivos. Primeiro por saber de VC, como vc está, se está bem, se está feliz. Depois, porque é sempre inportante (e delicioso) conhecer outros países e suas culturas, costumes etc, e tb porque acho que TALVEZ, se os brasileiros se inspirassem um pouco no que ´ñe bom E VEM "LÁ DE FORA", teriam várias coisas bacanas a acrescentar nesse tao falho 'jeitinho brasileiro' e poderiam crescer bastante ne? Acho uma pena que o brasileiro de forma geral seja tao tosco. Depois eu desenvolvo isso, haha. :P Mas enfim. Eu poderia copiar seu texto todinho e só mudar o nome: DINAMARCA. Nao é à tôa que neguinho que deixa o Brasil para viver em certos países quase sempre nao consegue voltar. A discrepância é GRITANTE. E te digo mais, a Dinamarca ainda vai MAIS longe, por incrível que pareça. Qdo vc vai pra faculdade, lá, O GOVERNO TE PAGA cerca de R$2 mil por mês, pra ajudar o seu sustento - pq a onda deles é "o jovem nao pode TRABALHAR porque TEM QUE ESTUDAR, entao O GOVERNO AJUDA". nFoda, né? Primeiro mundo é outra coisa... Se nao for pra viver pra sempre na Dinamarca, minha opçao CERTAMENTE é a Austrália. O jeito do povo, o clima, é QUASE perfeito. ALiás, depois vou jogar uns assuntos na roda pra vc avaliar, pq qdo digo q quero morar aí algumas pessoas dizem uns 'contras' que eu queria saber se procedem.

ENFIM.
SAUDADONA, AMIGA QUERIDA!
Beijos beijos beijos!
Bruna.

Verinha disse...

Bruna querida! Que comentario maravilhoso! Imagino, os paises do norte da Europa sao os mais desenvolvidos do mundo. Eu jah morei com uma sueca quando estava em Barcelona e ela me disse a mesma coisa: que recebia para estudar. Ela alugava um ape pago pelo governo da Suecia - fora o fato de nao ter que pagar universidade. Que diferenca, neh?!

A princesa Mary da Dinamarca eh australiana - acho que vc jah sabe neh? ;-)

Eu boto a maior pilha de voce vir pra Australia, eh claro. Se todos os meus amigos e familia estivessem aqui, aih eh que eu nao voltaria pro Brasil mesmo!

Um beijao!!! Saudadona tambem!
Verinha