quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Melbourne Cup

Anteontem, terca-feira dia 3 de novembro, rolou a Melbourne Cup aqui na Australia - The race that stops the nation. A Melbourne Cup eh uma corrida de cavalos que acontece todos os anos em novembro, na cidade de Melbourne, e que para todo o pais. A mobilizacao dos australianos eh tao grande que parece uma final de copa de mundo nossa.

Australiano gosta de corrida de cavalos, mas mais ainda, eles adoram beber todas, entao esse eh mais um motivo pra encher a lata em plena 2 horas da tarde de terca. De manha, muitos australianos vao para uma das TAB, que eh uma lojinha de apostas, quase como se fosse uma casa loterica, soh que lah vc pode apostar em tudo, de corridas de cavalo a jogos de criquet, futebol, etc. Alias, aqui na Australia eles amam apostar, e vale tudo: cassinos sao a atracao de grandes cidades como Sydney, Melbourne e Brisbane, aquelas maquinhas de apostas - pokies - estao presentes em diversos pubs, e por aih vai. Mas em outro post eu falo mais sobre esse assunto.

Bem, em roma como os romanos, e assim eu acabei apostando 20 dolares em uma dessas lojinhas TAB antes da corrida. Quem sabe, neh? Obviamente que eu nao tinha ideia de quais cavalos eu deveria apostar. Abri o jornal (era o assunto de capa), e escolhi os tres primeiros favoritos. Apostei.

No TAB tinha uma fila enooorme... e eh engracado, pq a mulherada aqui se arruma muito pra esse dia, e a tradicao feminina eh usar chapeu - parece que, quanto mais esquisito e diferente, melhor. Muita gente sai do trabalho mais cedo e vai pra algum pub ver a corrida, e aqui em Brisbane muitos tb vao ver as corridas pre-Melbourne Cup em Eagle Farm, no Brisbane Racing Club, o Joquei daqui.

Alias, parenteses! Ha um mes atras eu fui para uma 'pre-Melbourne Cup-racing' em Eagle Farm. Cara, australiano eh muito bebum mesmo! rsrs. Voce chega lah ao meio-dia, e tah todo mundo lindo, leve e perfumado. As 4 da tarde, parece um teatro dos horrores, todo mundo trebado, caindo, os homens com os chapeus das mulheres, a mulherada virando abobora e berrando (mania dessas ozzies de gritarem quando bebadas viu), sem sapato, caindo dos saltos... enfim, o cenario muda em questao de horas. E haja bebida!

Mas voltando ao assunto Melbourne Cup. Aqui no meu trabalho nos nao fomos liberados e acabamos vendo a corrida atraves de um telao colocado na cozinha da empresa. A corrida em si dura 2 minutos e meio. Quando acabou eu olhei pros lados perguntando "tah, eh isso?". Yeap, that's it. Tudo isso pra essa corridinha aih? E eu ainda nem ganhei nada?? Na verdade, essa corrida eh a cereja do bolo, pois parece que existem varias corridas classificatorias antes dessa (a que eu fui em Eagle Farm era uma dessas).

Bem, resumindo muito, essa eh mais uma tradicao bem australiana: Melbourne Cup - A corrida que para o pais.

Nenhum comentário: