sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Parques de Brisbane... uma delicia!

Hoje vou falar um pouco sobre os parques de Brisbane - para mim, uma atracao irresistivel. Como voces sabem, Brisbane nao tem praia, e para uma carioca como eu isso seria uma falha imperdoavel, mas a cada fim de semana que passa eu me acostumo mais e mais com as atracoes dessa cidade tranquila e gostosa que eu aprendi a amar. E os parques daqui certamente sao uma bela atracao.

Sim, por que Brisbane tem disso: nao eh uma cidade de beleza incrivel e avassaladora como o Rio ou Sydney. Brisbane definitivamente nao eh uma cidade com atracoes naturais obvias e gritantes. Nao, nao. Vai ver que eh exatamente por isso que Brisbane conserva esse charme de cidade pequena, mesmo tendo um tamanho mediano (populacao de 1,857,59, de acordo com o ultimo censo de 1997).

Brisbane eh uma cidade que voce vai descobrindo aos poucos, assim como seus parques. E sao milhares! Cada bairro tem o seu, que pode ser pequeno, grande, com playground, campos de futebol, churrasqueiras. Alguns deles sao maiores, e por isso, icones e pontos de encontro de toda a cidade.

A delicia eh poder ir em um desses parques levando o jornal do final de semana, estendendo a toalha em uma das sombras embaixo de alguma arvore, ouvir o barulho dos passaros, sentir a brisa gostosa no ar, relaxar, ler... ficar em contato com vc mesmo, ou se quiser mais agito, chamar os amigos para um churrasco em uma das milhares churrasqueiras a sua disposicao - basta apertar um botao e ela funciona, de graca.

Um parque que eu amo eh o New Farm Park - o primeiro parque que eu fui aqui, no dia que cheguei, em julho de 2006. Tem uma foto dele em um post aih embaixo. Eu gosto desse parque por diversas razoes: por ser na beira do Brisbane river, pelas suas imensas figueiras, pelos momentos que jah passei ali, pelas otimas lembrancas. Nunca vou esquecer do churrasco de aniversario que meu irmao fez, quando meu pai estava aqui. Bebemos muito Bundaberg rum, comemos muita carne, e foi uma tarde tao boa.

Gosto de Southbank tambem, mas o clima eh outro: nele tem uma praia artificial que fica abarrotada de criancas nos finais de semana. Tem feira de rua - tipo uma feira hippie -, restaurantes, vista pro rio, cinema pertinho...


Praia artificial em Southbank

Aqui tem uma lista dos 'melhores parques de Brisbane' editada pelo website Our Brisbane, um guia da cidade.

Nesse fim de semana que passou eu e o Aaron fomos a um parque que eu nunca tinha ido, bem parque de bairro - chama-se Murray Duus Park, em Wavell Heights. Tava bem vazio, e tem um lago no meio com uns patos. Sentamos embaixo de uma arvore e lah ficamos por umas 3 horas, eu devorando o jornal The Australian, e ele lendo o livro dele. Antes tomamos um cafe-da-manha maravilhoso em um dos milhares de cafes de Brisbane - esse que fomos fica em Windsor, a 5 minutos da minha casa. Alias, tem virado tradicao nosssa tomar cafe-da-manha fora aos sabados de manha - depois de uma noite anterior de bebedeira, eh tudo de bom comer um cafe com ovo e bacon (agora eu entendo por que esse habito veio da Irlanda, os caras bebem todas e acordam querendo comer as coisas mais gordurosas). Mas depois eu falo sobre cafe-da-manha em Brisbane, com certeza um assunto pra outro post.


Nenhum comentário: