domingo, 7 de fevereiro de 2010

Você sabe que é um brasileiro na Austrália quando...

  1. Mesmo achando que está abafando com o seu melhor inglês, na hora que você fala “Hi how are you” alguém te pergunta de volta: “Hi where your accent come from?” (“De onde vem o seu sotaque” – uma forma sutil e bem australiana de perguntar de que país você vem);
  2. Quando lê uma porta com uma placa escrito “push”, você a puxa ao invés de empurrá-la;
  3. Você não entende por que todas as carnes e linguiças de um churrasco são feitas de uma só vez, e quando chega a hora de comer, já está tudo frio;
  4. Toda vez que você vai à praia, morre de saudades da cervejinha gelada, sorvete, milho cozido, água-de-coco etc sendo vendidos;
  5. No caso das mulheres, na praia você é a única a usar um biquini pequeno e acha que os biquinis australianos se parecem com fraldas (vale para calcinha também);
  6. Você é a pessoa mais animada do escritório em que trabalha: fala oi quando chega, oi quando vai almoçar e tchau quando vai embora;
  7. No trabalho, você não entende como os australianos conseguem almoçar na mesa, de frente pro computador, e odeia o cheiro de comida que fica no escritório na hora do almoço;
  8. Também no trabalho, é o único que escova os dentes depois do almoço;
  9. Você não consegue comer Vegemite de jeito nenhum e não se convence que isso faz bem pra saúde;
  10. Você aprende a viver em um país com leis e fica com vergonha do “jeitinho” brasileiro;
  11. Ainda não aprendeu a usar abridor de latas australiano;
  12. Não se acostuma a ter que levar sua sacola “verde” pro supermercado ou pagar por cada saco plástico usado;
  13. Mesmo nascendo em um dos países com a maior diversidade de pessoas do mundo, você identifica um brasileiro de longe;
  14. Você passa a usar cinto de segurança no banco de trás do carro e começa a não entender por que no Brasil isso ainda não é obrigatório;
  15. Você morre de saudades de pão fresquinho da padaria;
  16. Acha muito estranho não ter gente nas ruas, principalmente nos bairros mais afastados e se pergunta “meu Deus, cadê esse povo?”;
  17. Você tem medo de andar em uma faixa para pedestres pois acha que o carro não vai parar pra você;
  18. Pra você, hotel é lugar para dormir e não pra beber;
  19. No trabalho, você se sente meio culpado por sair as 5 já que estava acostumado a sempre sair tarde;
  20. Você acha estranho fast food ser tão barata e frutas e verduras, tão caras;
  21. Você não consegue se comunicar com 80% dos Customer Services e Call Centers por que não entende o sotaque indiano;
  22. Nunca entendeu por que os shopping centers fecham as 5:30 da tarde e se pergunta se os australianos não querem fazer dinheiro;
  23. Se acha o máximo por falar duas línguas (três vai, portunhol também conta), já que a maior parte dos australianos só fala uma;
  24. Adora finalmente poder morar em uma casa, e não em um apartamento;
  25. Acha que australiano fala “sorry” demais;
  26. Tem ódio mortal das moscas australianas;
  27. É a pessoa que fala mais alto em um restaurante, no ônibus, em uma loja, em qualquer lugar;
  28. Ama poder sair da praia e encontrar um chuveiro de água doce e um banheiro público limpo e gratuito;
  29. Não entende porque no trânsito, os carros ficam um atrás do outro em uma mesma fila enquanto a outra fila ao lado está completamente vazia;
  30. É o único que chega no bar e tenta chamar a atenção da atendente falando “hey”.

14 comentários:

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Estava vendo outro dia o filme Priscilla, a Rainha do Deserto e notei que nas cenas externas, no deserto, tinha muita mosca. arghhh.
Adoro esse filme. Notei que entendi muito pouco dos diálogos e pensei: caramba vou me ferrar na Austrália com meu pouco conhecimento da língua. Mas isso é bobagem. Sou uma turista e estou contribuindo para a economia deles. Vera, eles recebem bem os turistas ?
Sobre as bolsas ecológicas, eu já tenho a minha aqui no Rio, mas muito pouca gente aderiu. Uma pena. E gostaria mesmo que as leis fossem cumpridas aqui e os aussie escovassem mais os dentes. rsrsrs. Adoro suas observações. Crítica bem humorada.
Outra perguntinha. Comprei ingresso para ver uma peça na Sydney Theatre Company, já que adoro a Cate Blanchett e notei que não tem espetáculo aos domingos,porque será ?

Verinha disse...

Oi Ana, acredito que seja pq:

1. Eles não gostem de trabalhar aos domingos rsrs.
2. Não tem gente suficiente para preencher espetáculos 4 ou 5 vezes por semana como no Brasil (lembre-se que a população da Austrália inteira é a mesma que a cidade de São Paulo).
3. Para manter a exclusividade das sessões e, assim, cobrar mais caro por cada ingresso.

Claro que esses são apenas chutes meus :-) não vai por mim não hehehe.

Beijos

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Eu acho que pode ser o ítem para manter a exclusividade das sessões e cobrar mais caro pelo ingresso, mas se olhar a programação, tem espetáculo todos os dias menos aos domingos. E no caso da peça dela, a maioria dos ingressos já esgotou e olha que falta quase 10 meses. As outras peças da companhia tb são assim. Todos os dias, menos domingo e quase tudo já vendido. Acho que é mesmo magnetismo pessoal da atriz e as peças da STC são ótimas e atraem tb os turistas como eu. Os atores australianos são ótimos né. Pelo menos os de cinema e teatro.

http://www.sydneytheatre.com.au/2010/uncle-vanya

Unknown disse...

Ana, assista alguns programas de tv australianos e vc vai ver o quanto os atores aqui sao "otimos"! hahaha Home and Away chega ser triste de tao ruim que eh!

Vera, moro aqui ha quase 17 anos e ate hj eu falo exatamente o que vc falou "Nunca entendeu por que os shopping centers fecham as 5:30 da tarde e se pergunta se os australianos não querem fazer dinheiro". :-)

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Oi Janaína, acho que os grandes atores australianos investem mesmo em cinema e teatro, e, infelizmente na TV fica o pessoal fraquinho. Só prá citar, além da Blanchett, tem o Jackman, o Crowe (que quando criança trabalhou na TV aussie), Toni Collette, Geoffrey Rush... todos esses fazendo muito sucesso no cinema americano e no teatro. Talvez a TV australiana é que seja ruim porque o cinema aussie é muito bom.
Quanto aos shoppings, uma perguntinha. Como vocês fazem para ir no cinema à noite ? Tem cinema de rua? O que se faz à noite aí ? rsrsrs

Arthur Moura disse...

Excelente Verinha!!!!
Beijos e saudades!

Verinha disse...

Oi Ana, calma que aqui não é roça total não! Aqui tem milhares de cinemas multiplex que ficam abertos até tarde da noite (última sessão 22, 22.30 hrs) e tem até um tipo de cinema Golden Class com uma mega cadeira reclinável onde você pode jantar e beber vinho/cerveja. E tem alguns cinemas de rua sim, mas poucos, assim como no Brasil.

Quanto aos atores, vc tem razão, tem vários famosos de Hollywood australianos (na lista que vc colocou não podemos esquecer o finado Heath Ledger e o Sam Worthington de Avatar). Muitos atores começaram em Home and Away (Heath Ledger é um exemplo). A grande vantagem deles, pra mim, é pura e simplesmente falar a língua inglesa, por que eu acho que muitos atores brasileiros dão banho neles...

Eu não sei quase nada sobre teatro australiano, um dia você podia contar um pouco aqui no blog hein :)

Arthur, saudade também meu querido. Vai passar o carnaval na terrinha ou tá em BsAs?

Beijosss

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Eu amo o Ledger. Uma pena ele ter morrido. Com certeza temos atores ótimos. Não diria melhores que os australianos mas no mesmo nível dos melhores (nós somos muito talentosos tb !!! ) e há muitos outros australianos que eu adoro e que não haveria espaço para citar aqui. Sobre o teatro e o cinema depois com calma eu conto alguns detalhes importantes. E aí tem cinemas IMAX que o Brasil ainda não sonha em ter.

Arthur Moura disse...

Verinha Querida,

Estou em Buenos e aqui carnaval passa longe. Eles gostam de Murga.
(http://en.wikipedia.org/wiki/Murga)
Têm uns bloquinhos (bloquinho mesmo, 20-30 pessoas) disso que é barulhento e tem dança estranha....

beijão
Arthur

Anônimo disse...

Minha irmazinha querida.

Estou adorando os textos, já te imagino puxando a porta..haha

Muitas saudades. Un beso grande!

Beto

Verinha disse...

Betito!!! Que saudade maninho!

Po quando eu olho um push eu mentalizo de longe "vou empurrar, vou empurrar" mas na hora eu sempre puxo rsrs.

E aí, quem sabe Australia ano que vem hein... ;-)

Beijo grande!

Anônimo disse...

Engracado, nao sabia que St Louis ficava na Australia, pois aqui todas essas regras tambem se aplicam. Adicionaria apenas uma: voce esta andando no Walmart (em Orlando eh ainda pior) e parece que todos sao brasileiros, ja que os unicos que falam alto e nao se incomodam que os outros oucam sao aqueles falando portugues. O mesmo vale para brasileiro falando em saguao de espera de aeroporto, o cara acha que soh ele fala portugues ali, conversa com a amante, briga com a mulher, combina sequestro achando que eh tudo confidencial.

LF

Rick Worth disse...

Muiiiitoooo bom!

Rick Worth

Elaine disse...

Oi Verinha, tudo bom? Seu blog é muito bacana! Sabia que somos vizinhas??? Eu moro no Valley (Emporium)... Gostei dessas observações, porém discordo que no Brasil não seja obrigatório o uso do cinto de segurança pelos passageiros, isso foi regulamentado em 1997 conforme abaixo, o que falta é fiscalização e a conscientização da população... Bjs Elaine

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 - Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.