segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Notícias da última semana na Austrália

Criança mata criança em escola de Brisbane

Na semana passada um menino de 12 anos foi morto por outro de 13 na St Patrick’s College, escola onde estudavam no norte de Brisbane. Isso foi um escândalo por aqui, esteve na capa dos jornais locais por quase uma semana e houve um imenso debate sobre o assunto. A criança assassina levou uma faca para a escola e, durante uma discussão com a pequena vítima no banheiro, o esfaqueou no peito. O menino morreu no hospital no mesmo dia.

Muitas pessoas acham que a causa disso seria a conjunção de fatores como: muito video-game com jogos violentos; pais que trabalham fora e, culpados por estarem tanto tempo longe de casa, mimam e tratam as crianças como se fossem reizinhos; a falta de autoridade dos professores que, em alguns casos, estão até com medo de irem as escolas e; claro, a própria personalidade da criança assassina.

Vale Tudo em Sydney: Ultimate Fighting Championship

Ontem teve Vale Tudo pela primeira vez na Austrália, aquela luta sangrenta que, como o nome diz, vale tudo: luta no chão, pancada na cabeça, no joelho, chute, soco, tudo tudo. As lutas aconteceram em Sydney e dois brasileiros lutaram: Minotauro Nogueira (que perdeu com 20 segundos de luta) e Vanderlei Silva (que ganhou por pontos).

Outra funcionária da ABC com câncer de mama

Esse é um dos maiores mistérios das ultimas décadas aqui em Brisbane. O canal de televisão ABC (do governo) tinha um estúdio em Brisbane que foi fechado em 2006 após várias funcionárias terem sido diagnosticadas com câncer de mama – uma média seis vezes maior que a média nacional. A notícia desta semana é que outra ex-funcionária (a 18a) descobriu que também tem câncer nos seios. A causa disso? Ninguém sabe e parece que nunca vão descobrir.

Acidente de barco na baía de Sydney com seis mortos

Mais uma reviravolta no caso. Esse eu lembro bem pois ainda morava na Austrália quando aconteceu: foi em maio de 2008. Depois de uma noitada regada a álcool e drogas, na madrugada 14 pessoas decidiram dar uma volta de barco pela baía de Sydney, mas o barco tinha a capacidade máxima de até oito pessoas. Com todo mundo bebum e drogado, deu no que deu: o barquinho bateu em outro barco maior e seis pessoas morreram. A última notícia é que o capitão passou a direção para outro passageiro, que também estava fora de si.

Acaba o esquema de insulação

Ih, esse assunto deu o que falar. O ministro do meio-ambiente Peter Garrett (ex-vocalista do Midnight Oil) encerrou o programa de insulação e aquecimento solar de água. O que aconteceu foi que o governo dava 1200 dólares por casa para as empresas que revestissem os tetos das casas com um tipo de espuma especial para que ela ficasse mais quente no inverno e mais fria no verão e, assim, economizasse energia. A instalação era gratuita pra cada casa e o programa custou 2,5 bilhões de dólares para os cofres do governo australiano.

O problema é que várias empresas de fundo-de-quintal, de olho nesse 1200 por casa que o governo dava, colocavam esse sistema sem nenhuma proteção e com pouco treinamento e, caso acontecesse alguma faísca ou coisa parecida, o negócio facilmente pegava fogo. Resumindo, quatro pessoas morreram enquanto estavam instalando e 90 casas pegaram fogo. Mais aqui, aqui e aqui.

3 comentários:

Arthur Moura disse...

Verinha Querida,

Boa tarde!
Lendo essas notícias, lembrei de um caso sinistro que ocorreu aí. Passou até um filme aqui ontem na tv Argentina baseada nessa história, Mar Aberto. De uma agonia total... Já viu? A do casal de americanos Ellen e Tom Lonergan que forem esquecidos mergulhando em St. Crispin's Reef...
Faz um tempão que aconteceu, 98.
Achei o filme muito bom e fiquei pensando como tudo pode mudar tão rápido né? Como essa criança, a galera bebum no barco...
Um beijão e uma ótima semana.
Arthur

Cinema com Ana Rodrigues disse...

O Peter Garrett foi vocalista do Mid Oil ? Não sabia. Ele é um cara empenhado na causa ambiental, mas afrouxou na fiscalização né ?
Espero que o programa volte com mais restrição e cuidado.

Verinha disse...

Oi Arthur, pois é, mas as duas eram tragédias evitáveis. Essa dos americanos eu não sabia não, putz, ainda mais nos mares australianos cheio de tubarões, águas-vivas e etc. Nossa, acho que eu teria um infarte antes de alguém (ou algum animal) ter me achado.

Ih Ana, ele mandou mal mesmo, vários jornais estão fazendo campanha para ele renunciar. Mas o primeiro-ministro Kevin Rudd apóia ele 100%. A seguir cenas do próximo capítulo...

Beijos