quinta-feira, 13 de maio de 2010

Outono em Brisbane / festivais de paises

O frio está começando em Brisbane. Aliás, já começou: quando vou à piscina sinto a água muito mais gelada, e quando estou na sombra sinto frio. Neste momento – 14.22 hrs – está 22 graus. A noite parece que o ar condicionado está ligado, e de manhã antes de sair da cama para ir ao trabalho é aquele suplício. Não está rolando mais praião – fui a Gold Coast há duas semanas atrás e estava difícil tirar a camisa - apesar do típico céu azul de Queensland a brisa estava gelada, cair na água então nem pensar.

Brisbane é sub-tropical e está em uma latitude como se fosse entre Florianópolis e Porto Alegre – ou seja, é mais frio do que no Rio.

(clique para aumentar)

A minha estação preferida, tanto no Rio como em Brisbane, é o outono. Os dias mais azuis, as noites mais claras, as estrelas parecem até que brilham mais. E como o calor tanto do Rio como de Brisbane são infernais, parece que faz o outono ficar quase “refrescante”. Já vejo aquecedores ligados nos restaurantes, cachecóis, casacões, manga comprida e menos chinelos por aí (já devo ter comentado que os locais amam usar chinelo pra tudo), as lojas já estão cheias de roupas de inverno – algumas até em promoção – e já acendi duas vezes a lareira lá de casa. No outono as temperaturas ficam por volta de 15 a 25 graus, já no inverno entre 11 e 21 graus. Na serra ao sul de Queensland pode ter geadas mas assim como no Brasil é raro e sai nos jornais.

Previsão do clime em Brisbane de hoje até semana que vem.

Uma das razões que me fez escolher Brisbane foi o clima. Sydney é a maior ilusão da história: você sabia que de março a novembro é tao frio que fica quase impossível ir a praia? Pois é, Sydney não é o Rio não. Neste exato momento Sydney está a 18 graus enquanto Brisbane a 22. No inverno é comum fazer temperaturas inferiores a 10 graus e ter que usar casacão e cachecol o tempo todo. Já em Melbourne nem se fala, um frio daqueles: neste momento, no meio da tarde, faz 14 graus na cidade. E o problema de Melbourne é que o tempo muda constantemente pois venta muito: então pode amanhecer com um sol e calor daqueles, daí na hora do almoço o tempo muda e começa a chover e fazer frio, no final da tarde o céu abre e começa a fazer calor de novo, e a noite o frio está de volta. Melbourne é a cidade conhecida por ter “four seasons in a day”.

Confesso que... o único grande problema de ter um dia lindo de outono com céu azul (por que aqui sempre tem céu azul) e temperatura perfeita lá fora é você ter que trabalhar dentro de um escritório.

*********

Em compensacao... no final de semana voce soh quer aproveitar, e geralmente nessa epoca os parques de Brisbane ficam ainda mais cheios.

Eu jah falei que tem churrasqueira gratuita nos parques de Brisbane, basta apertar um botao que elas funcionam? Confesso que quando vejo isso a minha alma brasileira fica naturalmente pensando que no Rio com um negocio desses chegaria um cara e tomaria "conta do pedaco", "tipo assim churrasquinho tres real" e aquele vira o ponto dele e aih outro dia vem uma placa e escreve assim "Churrasquinho do Bene", no outro dia algumas mesas e cadeiras, cervejinha e sambinha rolando...

Churrasqueira comunitaria em parque no Rio, voce acha que dah?

Aqui leva multa se nao limpar depois de usar.

Me lembra que muitas pessoas parecem genuinamente se importar com o proximo. Jah cansei de ver por aqui, nessas tais churrasqueiras, um australiano-churrasqueiro apressando a carne por que reparou que outra pessoa/galera queria usar - depois ele limpa e lava a churrasqueira e entrega pro outro. Genial ne?

Ou sera que eh por causa da tal multa que eles se importam?

Ah, Tostines vende mais por que eh fresquinho ou eh fresquinho por que vende mais?

*********

Veja soh! Descobri que vao rolar algumas semanas de comemoracao a paises latinos aqui em Brisbane: Italian Week (que vai rodar as principais capitais da Australia e estarah em Brisbane de 26 de maio a 2 de junho ) e o Spanish Film festival (que mostra todos os filmes de lingua espanhola e nao soh os da Espanha e que tambem estarah aqui em Brisbane no final de maio).

Brisbane tem disso, as vezes sinto que ateh mais do que no Rio: a diversidade de culturas eh tao grande, e as comunidades dedicadas a cada uma sao tao fortes, que sempre rolam comemoracoes dedicadas a algum pais ou cultura/religiao. Eh semana do aborigene, semana do grego, do italiano, do espanhol... tem de tudo um poudo. Ateh mesmo Melbourne tem uma rua dedicada a Italia cheia de restaurantes italianos, outra rua grega, cheia de gregos, Chinatown, etc.

Sinto que as culturas na Australia, o sentido de "pertencer a um lugar", eh mais delineado e diferenciado enquanto no Rio eh mais uma mistureba danada, que deve ser ateh maior que na Australia. Mas eh uma mistura mais "socada", mais antiga, o que destaca ainda mais a ainda jovem historia da Australia. Essas semanas sao muito legais, vejo que ainda sao pequenas e fora do mainstream mas com otimo conteudo e iniciativa. Pretendo ver um filme e depois conto por aqui.

Nenhum comentário: