segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Bahia da Austrália

Brisbane é a capital do estado de Queensland, que é a Bahia da Austrália. Aqui é todo mundo mais devagar, relax, e o lema é “no worries mate”. A economia do estado gira principalmente pela agricultura, turismo e extração de recursos naturais (minas). Quem é de Sydney e Melbourne tira um pouco de onda de quem é de Queensland, dizendo que eles são os caipiras da Austrália (afinal, eles dizem que essas áreas são primárias e não exigem muita “inteligência”). O estereótipo de um Queenslander (quem nasce aqui é chamado assim) é de um fazendeiro usando chinelo, com uma camiseta velha rasgada e bebendo uma XXXX beer (a cerveja local).



Aí está Queensland. No extremo sudeste fica Brisbane... Onde está o meu ombro, no litoral, fica Magnetic Island. Aquelas ilhas lah em cima jah são de outro país: Papua Nova Guine (ou, como os australianos chamam, PNG).

O estado é quente – muito quente – e é para onde os australianos vão nas férias pois tem sol o ano inteiro. Brisbane fica no sudeste do estado, ou seja, na parte mais “fria” (mas ainda é quente pra caramba). Por ser um estado imenso, ele tem um clima bem diverso: absurdamente quente no norte (perto da linha do Equador), muito quente e seco no noroeste (longe do litoral, onde boa parte é deserto), quente e seco nas cidades litorâneas do norte e mais ameno no sudeste, onde está Brisbane.

Aqui tem de tudo: a economia crescente de Brisbane, muitos aborígenes e pobreza no extremo norte, muita plantação de cana-de-açucar também no norte (já viajei de Mackay a Townsville e durante quase duas horas, só vi cana-de-açucar), produção enorme de frutas (muita banana), muitas minas (de tudo: carvão, cobre, ouro, bauxita, zinco), praias lindas (a Grande Barreira de Corais fica aqui) e os famosos crocodilos da Austrália que ficam em sua maioria aqui no estado.

Há alguns anos o premier do estado (que é como se fosse o governador) lançou uma campanha chamada “Queensland, the Smart State”, muito para começar a tentar calar a boca do pessoal do sul. O mote era investir mais em áreas como tecnologia e pesquisa para acabar com esse imagem de estado caipira – e também, claro, aumentar a economia e não deixá-la tão dependente dos recursos naturais e da exportação. Mas além disso, o estado está mudando muito nos últimos anos, e é o que mais cresce na Austrália. Muita gente do sul (Melbourne e Sydney principalmente) está se mudando pra Brisbane para fugir do frio e para viver em um lugar mais calmo. Fora isso, o atual primeiro-ministro da Australia Kevin Rudd é de Brisbane – um caipirão na liderança do país. Mas de caipira ele não tem nada, pelo contrário, ele era diplomata.

Em outro post falo um pouco mais sobre Queensland e as principais cidades do estado!


Whitsundays Islands, perto da Grande Barreira de Corais, no norte de Queensland.


Pôr-do-sol em Magnetic Island, ilha em frente a cidade de Townsville, também no norte.

Da série "avisos que só tem na Austrália":


(A esq.) Sim, de novembro a maio na maior parte do norte do estado tem água-viva na água. Você só pode cair aonde tem rede de proteção em volta da praia. Ah, e o outro aviso à direita significa: se você sentar embaixo de um coqueiro, um coco pode cair na sua cabeça. E depois não diga que eu não avisei...


Essa foi tirada em um estacionamento em Mackay (cidade onde o Aaron passou boa parte da sua infância).

4 comentários:

Unknown disse...

Verinha, eu passei a abrir o seu blog todos os dias, são deliciosas as suas cronicas...Impressionante como você faz qualquer assunto ser interessante! Acho que seu blog é perfeito para os brasileiros que se interessam pela Austrália, como eu. Beijos, Vera Lucia

Verinha disse...

Que bom que vc está gostando... mas mãe é mãe né hehehe...

robertors disse...

Oi Verinha,
Primeiramente estou adorando o seu Blog!
Estou indo para Brisbane em março deste ano. Ouvi falar que tem muitos animais perigosos na Australia, principalmente em Queensland. Como é esta relação entre animais e o homem? Tem muito acidente nas praias com agua viva?

Verinha disse...

Oi Roberto,

Tem sim alguns acidentes, mas no geral todo mundo é bem avisado. A grande vantagem é que aqui avisam sobre tudo, você só cai se quiser, e não pq não foi avisado... (vide meu post sobre tubarão na água).

No norte da Australia entre novembro e março e proibido cair na água pois é cheia de água-viva. Vc só pode cair com aquela roupa de borracha (long john) ou nas praias com rede em volta (que, mesmo assim, não protegem tanto). A irmã do meu marido mora em Cape York, que é a ponta que parece um chifre no leste da Austrália, e lá não pode cair na água de jeito nenhum, pq tem tubarão, água viva e crocodilo.

Outro dia mesmo uma menina foi queimada por uma água viva em um riacho perto de sua casa, a mais de 70km do mar. Isso é raro e o assunto foi capa de jornal.

Fora isso, na própria cidade de Brisbane tem pássaro pra caramba. E eles as vezes sao muito chatos. Em alguns parques onde tem churrasqueira os pássaros só ficam em volta prontos pra pegar a comida. Não pode ficar de bobeira.

Aqui tem muito mais bicho do que no Brasil - digo, no Rio. A interacao eh certamente muito maior...

Como vc descobriu o blog?

Abraços e obrigada por visita-lo,
Vera