quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CHILE - San Pedro de Atacama - SEXTA-FEIRA, 24/07/2009

Acordamos as 3:30 da manha - ou melhor, acordamos nao, ele acordou, por que eu acordei as 3:50 rsrs. A van nos buscaria na Martita as 4 da manha, mas putzzzz, tava - 5 graus!!! Sim, 5 graus negativos. Lembra quando a gente estava na escola, quando tinha aula as 7 da matina, inverno?? PIOR! MUITO PIOR! Desculpe o palavrao, mas tava um frio do CARALH****!!!!!!!!!! Vesti todas as roupas que tinha, no total, 5 casacos, um em cima do outro. Mas obvio que eu ainda nao estava preparada
para o que estava por vir. A van nao tinha calefacao! Vou tentar conter a emocao e me ater aos fatos, mas lah fomos nos para os tais Geysers del Tatio.

A estrada de cerca de 1 hora e meia que nos levaria ateh lah era horrorosa, de terra com aquelas caveiras de burro, a van (sem calefacao, lembrando mais uma vez), ia quicando, eu que nem uma mumia de tao cansada (tambem lembrando que acordamos as 3:30 da manha), mas obvio que nao conseguia dormir com aquela situacao toda, os dedos do meu peh congelando, eu achava que eles estavam ficando azuis e necrosados de tanta dor que sentia. Frio pode doer sim, e muito! Fomos subindo, subindo... San Pedro fica a 3300 metros acima do mar, e os geysers, a 4300, quase na frnteira com a Bolivia.

Depois de uma viagem tao maravilhosa, finalmente chegamos na reserva onde ficam os tais geysers, e demos uma paradinha para ir ao banheiro. Nesta hora o guia nos avisou que a temperatura do local, de acordo com o termometro da recepcao, indicava - 17 graus. Sim, sim, isto nao eh um tracinho nao, eh um sinal de negativo mesmo! 17 graus NEGATIVOS! Eu fui a unica que nao saih da van, eu acho que minhas pernas nao iriam corresponder aos comandos do meu cerebro naquele momento. Alias, meu cerebro soh me dizia "QUE QUE EU VIM FAZER NESTA MEEERDAAAAAAAAAAAAAA???!!!". Calma Verinha, tantos turistas vem a estes geysers todos os dias, ontem estava - 20 graus, voce deu sorte, estah ateh quentinho, soh - 17, ora bolas. Mas finalmente, nesta hora perguntei pro guia por que ele nao ligava a calefacao, e ele me disse "ah, estah muito cedo, se eu ligar o aquecedor pode me dar sono, o frio me acorda". Benditos guias chilenos, viu.

A minha visao parecia uma visao do inferno. As pessoas do lado de fora todas vestidas, da cabeca aos pes, tentando se esquentar, andando rapido, ui, como elas tem coragem, pensava eu. Quando todo mundo entra na van, andamos mais um pouco e finalmente, os Geysers. Nesta hora comecou a amanhecer, e tenho que admitir, a paisagem do vapor vindo da terra, a agua fervente borbulhando no solo, era inesquecivel! Mas mais inesquecivel ainda eram os meus dedos dos pes, que teimavam em passar a mensagem para o meu cerebro que eles estavam prestes a necrosar. Lembra aquela agua fervente, escaldante, que saia da terra a 90 graus? Assim que ela chegava na superficie, CONGELAVA. Juro. Serio, lindo tudo aquilo, mas nao dava, tava frio demais e eu ainda nao sou um animalzinho que faz "queeeeee" e que as pessoas colocam em cima da galedeira. Tirei umas fotos com o sorriso mais amarelo e falso, ou melhor, com o maximo que a minha boca conseguia abrir pros lados, e fui pra van. Nao adiantou muito, pois nessa hora percebi que a historinha do guia de nao ligar a calefacao pra acordar era conversa pra boi dormir - ela tava quebrada, na verdade! O guia serviu o cafe-da-manha ali fora, no frescor da manha, e nessa hora tive que sair da van pra ter meu sanduiche, o mais gelado que jah comi na vida. Tomei uns tres cafes, cafes esses que tiveram os mesmos efeitos no meu corpo que o sol teve no ambiente, esquentando tudo, do preto e branco para as cores, me trazendo do fundo do oceano para a superficie da vida. Com certeza o melhor cafe ruim que jah tomei.


Saimos do local dos geysers e, 30 metros a frente, fomos a piscina de agua quente ao lado alimentada justamente por aquela agua quentinha, claro que nao a 90 graus, mas a uns 30, 35. Quando paramos e o guia falou que, quem quiser, pode cair, eu fiz um ruido de "HA!", crente que nenhum ser humano poderia cair numa piscina a - 9 graus do lado de fora. Duas vezes HA!, por que assim que paramos e pude ver a piscina, estava cheio de gente dentro, de biquini, sunga, a la praia de Ipanema. Serio! Como assim, eles sao feitos de carne e osso assim como eu? Sao humanos?? Nao, acho que eles sao seres mutantes infiltrados entre nos, esa eh a unica explicacao plausivel. Perguntei pra um chileno que caiu qual era a sensacao, e ele me disse que maravilhosa, o problema foi sair da piscina.

Saimos da reserva dos geysers em direcao a Machuca, um povoado a 4300 metros de altura quase na fronteira com a Bolivia. Sim, pessoas, como eu e voce, vivem ali, naquele ambiente seco, alto e distante do mundo. No caminho vimos vicunhas e llamas, os animais locais (sim, pq tem que ser animal muito especifico pra viver aqui). O guia estava explicando que, ao lado de um Llama alfa macho ha sempre 7 llamas femeas, este eh o estilo de "acasalamento" da especie. Mais a frente, vimos um llama sozinho, e o guia perguntou: voces sabem por que um llama macho fica sozinho? Lah de tras vem uma vozinha "eres gay" rsrs. Nao, na verdade eh que eles ainda sao Llamas machos jovens que ainda nao conquistaram suas femeas.

Apos mais paisagens deserticas, chegamos em Machuca. Casinhas com sistemas de captacao de energia solar no telhado espalhadas em apenas uma ruazinha poeirenta, uma igrejinha toda enfeitada pois no dia seguinte eles teriam festejos em comemoracao ao dia de Santiago, habitantes mascando folha de coca e bebendo cha esquentado em uma fogueira, um churrasqueiro grelhando carne de llama e vendendo para os turistas (o Aaron comeu e disse que parece carne de vaca, mas um pouco mais "chewy", chicletenta).

Depois rumamos de volta a San Pedro pela mesmo estrada quicante, mas desta vez, bem mais quente (uns 4, 5 graus positivos). Fui tirando as camadas de roupa como se fosse uma cebola perdendo as camadas, alias, isso era rotina no Atacama, jah que a noite, fazem graus negativos e de dia, pode chegar a 25 graus.

Chegamos em San Pedro por volta de 12:00 e fomos almocar, em seguida fomos descansar e ler na praca principal. Quando o sol bate no nosso corpo, parece que ferve e queima, por isso protetor solar o tempo todo eh item mais que obrigatorio. Devorei um pouco mais do meu livro: Paula, de Isabel Allende, uma escritora chilena maravilhosa (momento parenteses: leiam esse livro, prende a respiracao. Eh a sua auto-biografia permeada da historia da doenca de sua filha, que estah em coma... ela escreve esse livro nos corredores do hospital, e ele conta, alem de sua propria vida, a historia do Chile, o golpe militar, os anos da ditadura. Imperdivel.)

O resto do dia foi meio paradao, estavamos mortos, fomos a internet, comemos mais um pouquinho, marcamos o tour do dia seguinte e voltamos pro albergue.

Next day: lagos altiplanos, Salar de Atacama e Toconao.

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