quarta-feira, 16 de junho de 2010

Curtas sobre a Copa na Austrália


Não vi


O jogo do Brasil contra a Coréia começou às 4:30 da manhã aqui na Austrália. Eu? Dormi e só acordei pra ir trabalhar. Isso mesmo, não vi o jogo (confesso que coloquei o despertador para tentar ver, mas a cama estava tão gostosa, estava tanto frio... não rolou). Aliás, todos os jogos do Brasil serão às 4:30 da matina na hora local, com exceção do jogo contra Portugal que será meia-noite. Saco.

E a Austrália hein?!

A Austrália, coitada, como sabemos levou uma bela goleada da Alemanha (4x0) no seu jogo de estréia. No dia seguinte eu até tentei zoar alguns australianos, mas ninguém entrou na brincadeira. Ou eles realmente não ligam para a Copa, ou não queriam falar sobre o assunto.

Acho que não ligam mesmo.

Copa quem?

Não, aqui não tem bandeirinha da Austrália pelas ruas, pessoas com camisa da seleção Australiana, e muito menos gente parando de trabalhar pra ver os jogos (até por que os jogos ou são às 9:30 da noite, ou a meia-noite, ou 4:30 da matina). Em um ou outro lugar as pessoas falam da Copa, mas muito pouco, muito pouco mesmo.

Fui em um barzinho na sexta a noite, dia da abertura da Copa, e enquanto passava a Copa no telão a galera nem olhava... só queria saber de dançar e beber. Só eu e duas brasileiras ficamos de olho no telão.

Em terra de cego...

Até hoje sai nos jornais o gol que a Austrália fez contra o Brasil na Copa da Alemanha em 2006 (foi o primeiro jogo do Brasil, deu Brasil com 3x1 é claro). Juro, foi o momento de ouro deles na Copa – imagina, fazer o primeiro gol do jogo e contra o Brasil?! Me falaram que quando os australianos estavam vendo o jogo em 2006 e a Austrália fez o primeiro gol, a galera ficou emocionada e não esquece aqueles momentos. Ainda bem que durou pouco.

Transmissão dos jogos

A única emissora que passa os jogos da Copa é a SBS, que é um canal mais “alternativo” (tipo a TV Brasil daí mas ao contrário, focada nos imigrantes e pessoas de outras nacionalidades - falei rapidamente sobre ela no final desse post). Os canaizões de TV só falam sobre a Copa durante os jornais, e mesmo assim, rapidamente. Não é como a Globo que parece que não tem mais assunto durante a Copa.

Enquanto isso, o Rugby...

Hoje tem State of Origin – o jogo entre Queensland e New South Wales – de novo. Nos intervalos dos jogos da SBS só passa anúncio do State of Origin. Aí sim que a galera para (hoje mesmo no trabalho já vi uns três com a camisa grená de Queensland).

E no Brasil?

Meu pai me falou que no Brasil não tá essa empolgação toda em relação a Copa como era nos anos passados. Ele falou que não vê mais gente fechando as ruas, muro pintado, aquela empolgação que a gente fazia... É verdade?

Confessionário

Confesso que também tô desanimada com a Copa. Quando eu era criança, adolescente, até a Copa de 2002 eu me empolgava mais. Na de 2006 eu já não ligava tanto, essa agora... sei lá. Desanimei um pouco. Será que sou só eu?

No mais...

BRASIL!

9 comentários:

Heitor disse...

olha.... to bem "nem aí" pra essa tal de copa. até pq brasileiro vira brasileiro nesse mês e daqui 3 (eleições) vai se vender por um punhado de arroz.
(dizem que não foi) pensando nisso, mas o lula assinou aumento pros aposentados, ontem, de 7,7%.

sei que a maioria dos países nem tão ligados na copa, só a Globo que, como falasse, não tem mais outro assunto.

quanto fechar e pintar ruas, algumas aqui em blumenau/sc foram feitas e, seguindo o @DaniloGentilli, sei que a dele, santo andré/sp, foi pintada e enfeitada.
não sei dizer se aqui diminuiu os "enfeitamentos" pois na última não passei por aqui.

Flu disse...

A minha "primeira copa" foi a de 82, na Espanha - já se vão muitos anos. Aliás, precisamente 28 (eita... voou!). Me dei conta do tempo quando o comentarista do jogo Nova Zelândia vs. Eslováquia (foi de manhã cedo, dei só uma olhadinha eheheh) mencionou que faziam 28 anos que os 'all whites' (é por causa do uniforme, mas não tem como não soar meio segregacionista) não iam à Copa, e eu lembrava que o Brasil os havia enfrentado em 82.

Naquela copa, por causa da empolgação com a famosa seleção e por causa do recalque da suposta garfada na copa anterior, todos estavam muito empolgados. O símbolo da copa, o Naranjito, estava pintado em várias ruas. Até um personagem criado pela Gillette, o "Pacheco", era estampado cidade afora.

Com a decepção da copa de 82, a animação para 86 já foi menor, e daí veio decrescendo... na copa da França (98) houve alguma animação da galera, afinal vínhamos de uma conquista, mas não me recordo de muita organização nas ruas.

Em 2002, na Coréia do Sul e Japão, também não me lembro de ver muito nas ruas (não me marcou, ao menos), mas lembro-me de viver a situação que você vive agora, com jogos de madrugada. O povo, ao menos, estava empolgado e rolaram várias "nights".

Nesta copa de agora, embora o time não esteja lá cheio de craques e famosos, e vários jogadores "queridos" do povo não tenham sido convocados (o que ocorre em todas as copas), fiquei com a sensação que o apelo patriótico do Dunga, relacionado à honra de representar a seleção, ao "amor à camisa" canarinho, à "pátria de chuteiras", enfim(sentimentos que teriam faltado em 2006, quando sobrou soberba), foram absorvidos pela população, que saiu às ruas para pintar e colorir - o que também deve estar relacionado com o fato da próxima copa ser aqui e com o concurso patrocinado pela Globo (sempre ela!).

É apenas a minha percepção, não tenho quaisquer dados oficiais sobre o assunto.

Suponho que os diferentes momentos pessoais vividos durante cada copa também influenciam a minha percepção. Às vezes, muito envolvido com coisas específicas, posso nem ter me dado conta da animação ao redor. Outras vezes, mais tranquilo, percebo as cores, as pessoas... enfim.

Bem, vou parando por aqui, tá ficando muito longo! É que você tocou em muitos assuntos, veio muita coisa em mente.

Bom post, como sempre! Beijos e boa copa pros times de amarelo!

Eduardo disse...

Oi, aqui em Porto Alegre, no dia da copa, a cidade parou para ver o jogo.

Ah, eu continuo acompanhando seu blog, só faz tempo que não comento nada.

Verinha disse...

Heitor, é uma vergonha, tenho pavor do Lula e do PT, são um bando de oportunistas e, se deixar, o mandato vira uma ditadura “democratica”. Sobre a Copa, eu acho até um alívio os brasileiros não estarem tão ligados nela, já era hora, quanto menos melhor pois o mundo não para por causa disso. Tô virando chata né? Hehehe... acho que preciso passar uns tempos no Brasil!

Flu! Ontem estava lendo uma revista australiana especial sobre a Copa e uma das seções fala sobre os melhores times de todas as copas, e sabe quem estava lá? O time do Brasil de 82. Pois é. Eu tinha 3 anos então, obviamente, não lembro de nada. A que lembro bem é a da Alemanha de 1990. A de 94 eu não esqueço nunca, o penalti perdido do Baggio, a emoção. Até chorei (quem diria). A de 2002, vc acredita que eu dormi na final?? Juro. Acho que fui a única... Mas voltando ao assunto “empolgação”, então quer dizer que a galera no Brasil tá animada?

E vc tem razão, os momentos de vida impactam a nossa atenção à Copa. Ah, e o horário que os jogos passam também! ;)

Oi Eduardo, legal vc visitar, desculpas por não manter a frequência de atualização como era antes... a vida (e trabalho) estão pegando fogo! Quanto a cidade parar pra ver o jogo do Brasil, não tem jeito, pra isso a galera para mesmo. Mas cá entre nós: não precisa de um motivo muito grande pra galera parar de trabalhar não é mesmo?

Abraços

Verinha disse...

Ops, bem lembrado, a Copa de 90 foi na Itália e não na Alemanha! A Alemanha foi a campeã daquela Copa...

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Eu detesto o paternalismo do governo Lula. Parece que o povo é um bando de cordeirinhos... Aliás, a política brasileira sofre desse mal. Parece que eles estão fazendo um favor para nós. O melhorzinho é o Aécio Neves, parece ser um cara mais democrata. Eu acho que vou para a Australia via Argentina !
Sobre a Copa, acho que o futebol mundial caiu muito, mas ainda me animo com a Copa do Mundo. É uma tradição brasileira, assim como o rugby para os aussie !

Baby Aanestad disse...

Oi amiga!

Cara eu só gosto de futebol qdo é Copa. Estou seguindo "marromeno" - ver, mesmo, só tenho visto os jogos do Brasil. Dinamarca às vezes (maridão, tenho que dar força hehe), Itália, time da minha família, né - que acabei de saber hj que tá fora, maledeta! - e, como estou nos States, procuro saber dos scores dos Estados Unidos tb.

Cara eu adoooooro ver jogo do Brasil. Mas tenho que me cuidar - se eu me empolgar muito, vai que eu entro em trabalho de parto e minha filha nasce antes do jogo? Ha ha.

Beijao, saudades!

Baby Aanestad disse...

PS: É a Bruna... ;)

Verinha disse...

Bruna, jah nasceu??????