quarta-feira, 28 de abril de 2010

Últimas minhas e da Austrália

Comecei esse blog tão animada a escrever pelo menos três posts por semana – e ainda estou – mas, como já falei antes, o trabalho está realmente pesado e me consumindo, principalmente no ultimo mês. Quem já trabalhou na implementação de SAP sabe o que eu estou falando. Geralmente saia às 5 da tarde e quando chegava em casa ainda tinha ânimo de sentar no computador e escrever mais. Mas não, agora esse tempo acabou e são apenas memórias boas do passado. Justo eu, que às vezes reclamava que não tinha muita coisa pra fazer, agora não tenho tempo para fazer tudo o que tenho que fazer. Me lembra aquele velho ditado “cuidado com o que você pede pois o seu pedido pode ser atendido”. É, eu era feliz e não sabia.

Minha rotina tem sido chegar no trabalho às 8 da manhã e sair as 5.30, 6 da tarde. Hoje, por exemplo, cheguei no escritório às 7.30 da manhã e saí lá pelas 6 da tarde. Muitas vezes almoço sentada na mesa olhando pro computador. Ou seja, estou fazendo justamente o que eu criticava sobre a cultura australiana de não socializar na hora do almoço. Agora entendo bem o porquê deles fazerem isso, pelo menos pra mim, pois assim consigo de vez em quando sair as 5 da tarde e ir pro meu querido vôleizinho a noite.

Sabe que eu até gosto de chegar mais cedo e sair mais cedo do trabalho? No começo foi difícil me acostumar a acordar tão cedo, mas hoje em dia eu me adaptei. É tão bom saber que tenho a noite inteira pela frente... Acho que outro ponto é que não tenho saído a noite durante a semana ou feito alguma coisa com algum amigo como fazia tanto no Brasil (tá lendo isso Pedro?) – até faço, mas como já falei algumas vezes, aqui as pessoas acabam se encontrando mais cedo pra jantar, ou pra beber, ou seja lá o que for, “puxando” as horas para baixo.

Ah, e como falei, é claro, duas vezes por semana vou do trabalho direto pro vôlei de praia.

Vôlei de Praia em Brisbane
Falando nisso (pois vamos combinar que falar sobre vôlei é bem melhor do que falar sobre trabalho), descobri que aqui em Brisbane tem diversos lugares com vôlei de praia, mesmo sem ter praia na cidade. Como já falei nesse post, jogo vôlei de praia rebound todas as terças e agora, às quartas jogo vôlei de praia “normal”, sem ser o tal rebound. Conheci um dos integrantes do time em uma festa e ele comentou que jogava vôlei em uma praça em West End, perto do centro. Não deu outra , me ofereci para entrar no time e, há dois meses, jogo toda quarta com eles. A ironia é que o time se chama “Team Brazil” pois foi iniciado por uma brasileira (que quase não tem jogado pois torceu o pulso ou alguma coisa assim).

É engraçado como até em jogo de vôlei de praia o jeito dos australianos se comportarem é diferente dos brasileiros.Tenho a impressão que no Brasil somos mais competitivos. Eu sinto que aqui na Austrália o jogo rola muito mais na brincadeira, um sacaneia e faz piadinha o tempo todo, enquanto no Brasil me parece mais sério, o pessoal quer jogar e se esforça pra ganhar. Aqui não vejo todo esse esforço, o jogo é mais de farra (o que às vezes me irrita um pouco, poderiam levar mais a sério). Por exemplo, quando um jogador do time adversário saca bem, alguém fala do time fala “nice serve” pro jogador do outro time. Ah, fala sério, motivar o outro time? No Brasil geralmente as pessoas falam pro próprio time “se liga aí galera”. Também acho que rola mais comunicação no Brasil (tipo aqueles berros “minhaaa” falando que a bola é minha – sai de perto). Aqui rola aquele “deixa que eu deixo” direto.

Outra coisa que aqui é diferente é que não rola aula de vôlei como eu tinha no Rio. No Rio eu pagava 90 reais por mês na Escolinha do Betinho, lá no Posto 11, e podia jogar de segunda a sexta-feira, de 19.30 às 21.30 da noite. Meu horário mesmo era de 19.30 às 20.30, mas poderia ficar e entrar em algum time até às 21.30 se quisesse. O legal é que tínhamos 30 min de treino: treinava manchete, ataque, fundamentos do vôlei, como fazer isso e aquilo... e a última meia hora a gente jogava livre, sempre jogos de duplas. Aqui não – pelo menos ainda não encontrei esse esquema. Aqui você paga 10 dólares por um jogo de 45 minutos com quatro pessoas em cada time e sem treino. Facada né?! Ah, e o detalhe mais importante é que não rola a praia do Leblon e uma água de coco após a partida, mas é melhor nem entrar nesse assunto...


Esqueci de comentar que aqui na Austrália não rola ver o Chico Buarque andando ao lado da quadra...

Mudando mais uma vez de assunto: no domingo que passou foi o ANZAC Day aqui na Austrália. Ah, antes de entrar nesse assunto, vou contar uma coisa pra vocês: quando um feriado na Austrália cai no domingo ele é automaticamente transferido para a segunda-feira. Ou seja, você nunca perde um feriado. Segunda passada não trabalhei por que domingo foi feriado. Bom né?

ANZAC Day

Mas voltando a falar sobre o ANZAC Day, que cai em todo dia 25 de abril, segue um pequeno resumo tirade do Wikipedia:

Anzac Day is a national day of remembrance in Australia and New Zealand, and is commemorated by both countries on 25 April every year to honour members of the Australian and New Zealand Army Corps (ANZAC) who fought at Gallipoli in Turkey during World War I. It now more broadly commemorates all those who died and served in military operations for their countries. Anzac Day is also observed in the Cook Islands, Niue, Samoa and Tonga.

Resumindo muito, o dia 25 de abril celebra o aniversário da primeira grande operação military combatida pelos ANZACs na Primeira Guerra Mundial. Pra quem não sabe, Anzac significa Australia New Zealand Army Corps que seriam os soldados da Austrália e Nova Zelândia - naquela época o exército dos dois países era um só. Atualmente o país celebra a vida (e morte) de todos os soldados que morreram em todas as guerras que a Austrália já participou, que foram muitas. Ou seja, esta é uma comemoração bem patriótica com marchas, passeatas e discursos de veteranos de guerra ou de seus filhos e netos contando como eles são orgulhosos do que seus pais/avós/etc fizeram pelo país durante a primeira Guerra. Nesse link você pode conferir como foi a comemoração em Brisbane. No domingo escutei o barulho de jatos no ar, aqueles aviões voando baixinho soltando fumaça, mas foi só. O feriado eu passei mesmo foi curtindo uma praia em Gold Coast.

Esse post foi um pout-porri de assuntos né. Em breve escrevo mais. Alguma sugestão de assunto?


4 comentários:

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Anzac está relacionada aquele ótimo filme Gallipoli, com Mel Gibson ? Então você poderia falar sobre cinema australiano. Eu e o Quentin Tarantino adoramos. rsrsrs

Já entrevistei o Chico Buarque. Ele tem um magnetismo né? Ao mesmo tempo é simples e muito simpático. Amo o poeta !

Anônimo disse...

Eu gosto como está, assuntos aleatoriamente variados.
Saudades, hasta pronto.
Beto

Verinha disse...

Oi Ana,

Acho que sim, mas eu nao vi esse filme, vc ta mais informada do que eu :-) conta um pouco mais sobre ele, quero ver se vale a pena. Confesso que ateh me interesso pela historia, mas nao sou muito fa do Mel Gibson dos ultimos 10 anos, pra mim ele encalhou no mesmo tipo de papel.

Olha eu li no Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Cinema_of_Australia) que esses foram os 10 filmes australianos que tiveram a maior renda da historia:

List of highest-grossing Australian movies

1. Crocodile Dundee - $44.7m[8]
2. Australia - $36.78m
3. Babe - $36.77m
4. Happy Feet - $31.8m
5. Moulin Rouge! - $27.7m
6. Crocodile Dundee 2 - $24.9m
7. Strictly Ballroom - $21.8m
8. The Dish - $18m
9. The Man From Snowy River - $17.2m
10. The Adventures of Priscilla Queen of the Desert - $16.5m

Soh posso falar sobre os que vi: Crocodilo Dunde nem lembro direito mas eh filme anos 80, dah preguica; Australia achei meio fraco, a Nicole Kidman tah tao estranha; Moulin Rouge eh legal pra quem gosta do genero, e a Nicole nao esta estranha; Priscila eh otimo e eh a cara da Australia, se vc nao viu - o que acho dificil - e gosta de filme australiano, eu recomendo.

Mad Max eh da epoca do Mel Gibson que eu gosto (sim eu jah gostei dele), o filme eh demais!! Lembro daquela cena da perseguicao de caminhos no meio do deserto (filmado no Outback australiano), ah varias cenas... excelente.

Outros filmes que nao estao no main stream e que sao mais novos(pq na lista aih de cima soh tem velharia neh) e tambem sao excelentes sao:

One Perfect World - jah vi, eh sobre um garoto que era violinista e vira DJ. Fala sobre o mundinho meio underground, na epoca de raves e eh com aquela atriz australiana Abbie Cornish que tambem fez esse outro filme...

Candy - filme du'cara*%#. Eh com a Abbie e o Heath Ledger, que jah era famosao ma epoca mas voltou a Australia para fazer esse filme. Eles sao um casal jovem apaixonados que entram fundo no mundo da heroina. O Geoffrey Rush (que, a proposito, eh de brisbane) tb estah no elenco como um amigo doidao, drogado e mais velho do casal. A atuacao deles eh maravilhosa e o filme ganhou e foi indicado para diversos premios (http://en.wikipedia.org/wiki/Candy_%282006_film%29). Veja!

Esses sao o de cabeca, se eu lembrar de mais algum eu te falo, mas jah dah pra vc se divertir um pouco. Se bem que acho dificil conseguir alugar esses ultimos, provavelmente vc vai ter que baixar e nao deve ter legenda em portugues. Nao sei.

Quanto ao Chico, ele foi muito simpatico nessa foto. Estavamos jogando quando ele de repente passa caminhando bem ao lado da quadra. Dai a menina que ia sacar ficou muda e fazendo trejeitos com o rosto, quase berrando muda sabe? Tipo "olha pro lado galera" rsrs. A ficha caiu e eu finalmente entendi o que estava acontecendo, que era ele andando... dai do nada uma menina de repente berra "Chicoooo" e ele para e comeca a rir, e posa com a gente. Eu fiquei meio-totalmente sem graca, nao sabia se ia ou nao ia, daih fui hehe to ateh longe dele na foto (nao sabia se abracava ou se ficava mais distante).

Vale vale Betito hermanito, em breve estarei aih, nao vejo a hora de te encontrar, fora o vinho e churrasco chileno. Quem sabe nao posso fazer alguns posts do blog na versao chilena hein!! :-)

besitos

Cinema com Ana Rodrigues disse...

Gallipoli é do Peter Weir um dos grandes diretores australianos (dirigiu O Show de Truman). Mel está lindo. É um filme histórico muito bom. Concordo com você. O Mel se tornou um bêbado chato. Da lista, vamos lá. Crocodilo Dundee é uma ótima comédia. Vi no cinema. Australia tem um menino muito fofo e o Hugh Jackman que já vale a pena pelo talento e por tudo o mais (que tórax !). Mas Nicole está patética com aquelas plásticas e botox. Não devia ter feito isso. Sempre a achei talentosa. Moulin Rouge é lindo. Strictly Ballroom é um filme sobre dança de salão, muito cafona, mas estranhamente charmoso. Priscilla, a Rainha do Deserto é maravilhoso. Tenho o dvd. Também gostei muito de Candy. Amo o Ledger. Fico pensando a carreira maravilhosa que ia fazer. E que bom saber que Geoffrey Rush é de Brisbane. Ele é um dos meus atores favoritos. Está ótimo em Shine e como conselheiro da Rainha nos dois Elizabeths estrelados pela maior atriz australiana que é a Cate Blanchett. Essa sim, ao contrário da Nicole, está passando bem pelos 40. Aliás, espero ver Hugo Weaving, de Priscilla, e a Cate ao vivo, no palco da Sydney Theatre Company.